Programa Descarte Legal de lixo entra na segunda fase em Uberaba

 

A partir da próxima segunda-feira (25) a operação “Descarte Legal – atitudes responsáveis por Uberaba Melhor” estará presente nos bairros Alfredo Freire I, II e III, Beija-Flor I e II, Pacaembu, Morumbi, Morada do Parque, Copacabana, Girassóis I, II e III e Marajó I, II. Promovida pela Prefeitura de Uberaba, a execução do programa conta com o apoio da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e de Defesa Social (SDS); Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau); Polícia Militar de Meio Ambiente e Ministério Público de Minas Gerais – integrantes do Grupo de Trabalho para diagnóstico e propostas sobre as questões relacionadas ao descarte de resíduos sólidos, formado a partir da Portaria 918/2019.

O secretário adjunto da Sesurb, Claudio Junqueira destaca que a limpeza de áreas usadas irregularmente para descarte de resíduos sólidos permanece sendo o “ponto chave” do projeto. “Continuamos nessa segunda fase com o apoio irrestrito das instituições e das várias Secretarias. Reforçamos que o principal agente fiscalizador é a população que tem papel importante nas ações de denúncia contra os atos ilegais como este que tanto atinge a cidade. Vamos manter a determinação do prefeito Paulo Piau que é unir forças por uma cidade mais limpa”, destaca Junqueira.

Denúncias
– A Secretaria de Defesa Social, através do Departamento de Posturas com apoio da Guarda Municipal realiza o monitoramento das áreas invadidas para o descarte. Caso algum infrator seja flagrado ou posteriormente identificado o mesmo será multado em até R$ 4,8 mil. As denúncias com data, hora e local da ocorrência podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected] e anexadas fotos e/ou vídeos que facilitará a identificação do infrator. Ou pelo telefone 3331-2312, das 12 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.
Balanço parcial – A primeira etapa segue até o dia 22 de maio atende os bairros: Costa Teles I e II, Cartafina, Vila São Vicente, Jardim América, Lago Azul e Vila Esperança. Até o momento já foram retiradas aproximadamente 370 toneladas de lixos entre podas de árvores, resíduos sólidos oriundos de descartes irregulares, e coleta de materiais volumosos inertes (Cata-Treco), como sofás e restos de madeiras evitando o descarte em calçadas evitando assim a obstrução das vias públicas.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar