Projeto de aluna da UFTM incentiva meninas na carreira acadêmica

Projeto desenvolvido por estudante do 7º período de ciências biológicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) incentiva meninas do 6º ao 9º ano a seguirem carreira na academia. A iniciativa “Pesquise Como Uma Garota” vai realizar uma série de palestras com 30 alunas da Escola Estadual América. O objetivo é apresentar o universo acadêmico por meio de palestras e atividades lúdicas.

“A gente percebe que muitas escolas não dão esse tipo de incentivo para as meninas. Então, esse projeto está tentando estimular essas meninas a conhecerem outras carreiras, como engenharia e exatas. Esse projeto é para trazê-las para os encontros e mostrar que tem algo a mais”, explica a idealizadora da iniciativa, Tamires Morilla.

O primeiro encontro será realizado no dia 25 em Peirópolis e terá palestra sobre assédio, empoderamento feminino e oficina sobre geologia e paleontologia. No dia 28, oficinas sobre práticas em biologia molecular e bioquímica, anatomia e microscopia serão no Campus Univerdecidade. O último encontro será no dia 1º de junho, também no Campus Univerdecidade, e vai tratar sobre empreendedorismo feminino, biofísica e programação.

Projetos nesses moldes já existem em outras universidades brasileiras. Na UFTM esta é a primeira vez e a ação é coordenada pelas professoras Mariângela Torreglosa Ruiz Cintra e Michelli Maldonado. Para as próximas edições, a proposta é abrir para mais meninas de outras escolas e diferentes idades.

“Na próxima edição que vamos fazer no segundo semestre vamos abrir para a cidade toda para que todas as meninas das outras escolas tenham oportunidade de participar,” finaliza Morilla.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar