Protesto contra demissão de colaboradores faz Santander fechar agência em Uberaba

O sindicato dos bancários denuncia que o Santander está descumprindo acordo firmado de não demitir durante a pandemia (Foto/Divulgação Sindicato dos bancários)

Bancários protestaram na manhã desta segunda-feira (10) contra a demissão de dois colaboradores da agência do Santander da avenida Deputado José Marcus Cherem. Hoje (11) a agência abrirá normalmente. 

De acordo com informações do sindicato da categoria, o banco estaria descumprindo um acordo firmado de não demitir enquanto durar a pandemia do novo coronavírus.  

Com o protesto dos trabalhadores, a agência não abriu nesta segunda para atendimento ao público. Cartazes foram colocados na porta do estabelecimento financeiro.  Apenas os caixas eletrônicos estiveram à disposição da população. 

Continua depois da publicidade

“É um absurdo uma instituição que lucra R$ 1 bilhão por mês – mesmo em plena crise do Coronavírus – não ter a menor sensibilidade social e demitir durante a pandemia. A direção do banco não está se importando e isso é ruim para toda a comunidade de Uberaba. Significa sobrecarga de trabalho para os que permanecem no banco, e perda de qualidade de atendimento para clientes e usuários. Perdem todos. Só o banco ganha”, ressalta o presidente do Sindicato dos Bancários, Diego Bunazar. O líder sindical ainda informa que uma campanha sobre o assunto será lançada pela entidade.  

Segundo o sindicato, a direção do banco se comprometeu em negociação a não demitir durante o estado de calamidade da pandemia. “Nós temos vários problemas com o Itaú e o Bradesco, mas eles estão cumprindo a promessa de não demitir. Mas isso não está sendo respeitado pelo Santander. E a quebra de acordo é péssima”, aponta o dirigente sindical. 

A equipe do Jornal da Manhã entrou em contato com o banco, que, por nota, se limitou a responder que “o Santander fez parte do abaixo-assinado Não Demita, tendo sido uma das primeiras empresas no Brasil a anunciar que não faria nenhuma ação neste sentido até o final de maio”.

Confira a nota na íntegra:

“O Santander fez parte do abaixo-assinado Não Demita, tendo sido uma das primeiras empresas no Brasil a anunciar que não faria nenhuma ação neste sentido até o final de maio. Nosso compromisso social segue inabalável. Anunciamos recentemente a busca de mais de 1.000 profissionais na área de tecnologia e iniciamos uma nova operação de atendimento no sul do Brasil que poderá gerar mais de 4.000 empregos ainda este ano. Em paralelo, como parte da gestão de qualquer negócio, a liderança do Banco iniciou um processo de reavaliação do nível de produtividade de suas equipes, que deve ser contínuo em uma empresa que busca manter o melhor nível de eficiência da indústria. O movimento é necessário para fazer frente a um entorno muito mais desafiador, além da necessidade de navegar com eficácia em um ambiente de arquitetura aberta, trabalho em rede e busca incessante de níveis de automação ainda mais contundentes. Este quadro de mudanças inclui, por exemplo, o trabalho remoto de equipes de forma mais permanente, já a partir do segundo semestre. A meritocracia é um dos grandes valores da instituição e é o filtro que pauta qualquer medida na esfera de gestão do nosso capital humano.”


Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar