Receita comunica contribuintes sobre a inclusão na malha fina

Receita Federal envia cartas para contribuintes que estão com indício de inconsistências na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) exercício 2017, ano-calendário 2016. O envio das cartas começou esta semana e vai até o fim do mês.
Cerca de 340 mil contribuintes estão recebendo essas correspondências. Na Regional de Uberaba, cerca de cinco mil contribuintes foram inseridos na malha fina, sendo que duas mil pessoas são do município de Uberaba, conforme resultado divulgado em abril, quando foi encerrado o período de declarações. Conforme informação atualizada, 3.400 contribuintes da Regional se encontram na malha fina e cerca de 1.500 são contribuintes de Uberaba.
“Foi devido ao baixo índice de regularização que a Receita optou pelo envio das correspondências, que comunicam que foi encontrada alguma inconsistência na declaração. Apesar de ser possível verificar pelo site da Receita se existe algo errado, muitos não regularizaram”, explica o delegado adjunto da Receita Federal de Uberaba, Sizenando Ferreira.
O órgão esclarece que as cartas somente são enviadas aos contribuintes que podem se autorregularizar, isto é, contribuintes não intimados nem notificados. Não é necessário comparecer à Receita Federal. Segundo Sizenando, aqueles que não fizerem a autorregularização este ano e deixarem para 2018 serão intimados e, se não atenderem à intimação, serão multados.
Contudo, Sizenando acredita que aqueles que receberem a carta e conseguirem regularizar dificilmente receberão a restituição ainda este ano, o que deverá ficar para 2018. Ele destaca, porém, que, independente disso, é importante não deixar a regularização para o ano que vem.

Postado originalmente por: JM Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: