Rede de Atenção Psicossocial fará capacitações visando reorganização e fortalecimento do atendimento

Palestras e oficinas com profissionais de referência serão oferecidas pela Secretaria de Saúde, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), visando a capacitação dos profissionais, usuários e familiares envolvidos nos atendimentos das unidades de atenção básica, CAPS e Serviços Residenciais Terapêuticos. A iniciativa tem o objetivo de reorganizar a rede, fortalecendo o atendimento psicossocial do município e o protagonismo de usuários e familiares da RAPS. Serão mais de 100 beneficiados diretos.
A primeira capacitação acontece nesta sexta-feira (15), das 8h às 17h, no Sindicato dos Servidores Municipais de Uberaba. A palestrante é Anamaria Silva Neves, professora da UFU e doutora pela Universidade de Londres, que vai abordar o tema "Manejo de Grupo Terapêutico como Alternativa à Superação do Modelo de Atendimento preferencialmente Individual com foco na infância/ adolescência e família".
Para o desenvolvimento da capacitação foram selecionados usuários e familiares de todos os serviços de saúde mental do Município. A seleção aconteceu mediante avaliação técnica das equipes de referência de cuidado, aos quais estes são vinculados a Atenção Básica e CAPS em consonância com os objetivos do projeto.
Entre os objetivos das oficinas de capacitação, está a inserção dos usuários da RAPS local nos Conselhos Municipais como Conselho de Saúde, da Pessoa com Deficiência, Conselho de Assistência Social, Anti Drogas e outros, como forma de apropriação sobre atribuições do Controle Social, exercício de direitos e Gestão Participativa. Além disso, o projeto visa estimular o protagonismo de usuários da Rede de Atenção Psicossocial/RAPS de Uberaba bem como de seus familiares, por meio da participação dessas pessoas nos processos de gestão dos serviços de saúde em geral.
Programação
O trabalho iniciado nesta sexta-feira seguirá com a realização de novas oficinas até setembro. Como culminância do Projeto, a proposta é que seja criada uma Associação dos Usuários da RAPS local e seus familiares, composta formalmente com personalidade jurídica, e que ao final de um ano das ações seja realizado um encontro na forma de um Seminário Municipal para compartilhamento e fortalecimento das experiências produzidas. 

Postado originalmente por: JM Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar