Reitor descarta aulas online na UFTM e confirma oferta de apoio psicológico aos alunos

 

Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) mantém a suspensão do calendário letivo. Não há perspectiva de retomada das aulas, conforme revela o reitor, Luiz Fernando dos Santos Anjo, em entrevista à Rádio JM 95.5 FM. A medida atinge sete mil alunos nos dois campi da UFTM, em Uberaba e Iturama.

Luiz Fernando informa que estão mantidas as ajudas financeiras aos estudantes, como auxílio moradia e auxílio alimentação. Aqueles alunos que estão em processo de análise para receber os benefícios, segundo ele, estão recebendo assistências através de uma parceria com a Casa de Apoio Danielle. Além disso, a instituição está ofertando apoio psiciológico aos alunos, caso seja necessário.

De acordo com ele, a realidade das universidades federais dificulta o ensino à distância e, consequentemente, a implementação das aulas online, demonstrando que esta prática não será utilizada na UFTM. Porém, ele diz que a situação que envolve a pandemia mostra a necessidade de reflexão sobre a implementação do ensino à distância, que deve ser uma realidade. “As universidades federais terão de avançar nessa proposta, que é um caminho sem volta e que devemos seguir”, diz.

Quanto a participação de alunos da área da saúde no Hospital de Clínicas, o reitor diz que a decisão está a cargo das coordenações de cursos. “Cabe a estas coordenações darem o respaldo para a participação destes alunos na frente de trabalho”, informa.

Em relação à abreviação da duração dos cursos, permitida por meio da Medida Provisória n.º 934 para os cursos de Medicina, Enfermagem e Farmácia, o reitor informa que a proposta está sendo analisada junto à pró-reitora de Ensino. “Estamos fazendo uma análise para que tenhamos logo um desfecho sobre esse assunto”, diz.

 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar