Resolução reduz juros de empréstimo consignado a aposentados

Redução de juros para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por meio de empréstimo consignado, foi publicada ontem no Diário Oficial da União. Com a resolução do Conselho Nacional de Previdência, a recomendação é de que a partir da publicação passe a valer a redução de 2,14% para 2,08% do teto máximo de juros cobrados ao mês nas operações de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS. Na mesma medida vale também redução de 3,06% para 3% ao mês na taxa de juros cobrada nos casos de consignados para operações que visam ao pagamento de dívidas com cartão de crédito.
De acordo com informações do INSS Regional Uberaba, o aposentado deve ficar atento ao contrair o empréstimo, observando a taxa de juros cobrada no momento da assinatura do contrato. Como existe a livre concorrência de mercado, cada financeira pode cobrar uma taxa. Por isto fica a recomendação de observar no contrato o valor da taxa que o aposentado irá pagar pelo empréstimo, evitando ser surpreendido depois que assinar.
Para o economista Sérgio Martins, toda notícia que visa redução na taxa de juros é bem-vinda. “Os aposentados já recebem pouco, tendo que controlar o orçamento de forma equilibrada. Apesar de parecer pequena, a redução dos juros no montante das prestações acaba sendo significativa”, ressalta Sérgio.
A resolução na redução da taxa de juros vale para novos contratos. Mas, segundo Sérgio, se o aposentado tem contrato antigo com taxas maiores, ele pode liquidar o contrato anterior, tendo em vista verificar se é vantajoso por conta do IOF que está pagando sobre o montante novo. “O pensionista precisa perguntar para a financeira se é vantajoso. O mercado está cheio de gente querendo conseguir resultados mais fáceis. Com isto é necessário ter muita cautela e se informar bem antes de assinar qualquer contrato”, finaliza.

Postado originalmente por: JM Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: