Sagri e alunos da Uniube assessoram Agricultura Familiar

Foto/ilustrativa

A Secretaria Municipal do Agronegócio e o Curso de Medicina Veterinária da Uniube estão prestando assistência a 17 propriedades rurais de integrantes da Agricultura Familiar no município de Uberaba. Neste primeiro momento o foco é a melhoria da produção leiteira.

De acordo com o diretor de Produção Agropecuária da Sagri, José Geraldo Borges Celani, a parceria teve início em abril de 2018, através do Programa Sustenta do Curso de Medicina Veterinária da Uniube. Ele ressalta que supervisionado pelo professor Maurício Scoton Igarasi e acompanhados pelos técnicos da Sagri, o zootecnista Luiz Filipe Sabino e o agrônomo Salvador Miziara, 15 universitários participaram das atividades. Até agora eles já visitaram 17 propriedades rurais.

Titular da disciplina de Bovinocultura de Leite e Corte, o professor Scoton faz questão de frisar que o Sustenta é um programa de extensão da Universidade de Uberaba, ligado a Pró Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Extensão – Propepe. “Para nós, esta parceria veio em boa hora, afinal, o Sustenta visa a levar conhecimentos às comunidades da Agricultura Familiar e, ao mesmo tempo, possibilitar aos alunos de veterinária aplicar na prática os ensinamentos de sala de aula, além de levá-los a busca constante de novas técnicas,” afirma.

Nas 17 propriedades rurais visitadas até o momento, Scoton relata que os trabalhos dos alunos seguiram três diretrizes do Programa Sustenta que são: a econômica, ambiental e social. “Assim, neste primeiro contato, os universitários realizaram questionários com as famílias que responderam, por exemplo, perfil da fazenda, cuidados com o solo e dejetos, água tratada e reservas. Na parte social, sendo a maioria produtores de leite, procuramos saber sobre a sucessão familiar. Os filhos dão sequência ao trabalho dos pais, qual o nível de escolaridade, tem perspectivas de permanecerem no campo e adotar novas técnicas melhorando a qualidade de vida da família?”

Maurício Scoton, que é coordenador do Programa Sustenta, informa que outras visitas estão sendo agendadas pela Sagri. “Já num segundo momento, os alunos, com a devida supervisão, vão elaborar relatórios e retornar as propriedades para explicações e orientações aos integrantes da Agricultura Familiar. Vamos apontar os melhores manejos na produção leiteira, reprodução, alimentação adequada e sanidade, dentre outros,” realça o professor, destacando que o programa pretende, futuramente, trabalhar também gado de corte.

Para o professor do Curso de Veterinária estes questionários serão importantes até mesmo para nortear incrementos na política de agropecuária do município. “Afinal, eles apontarão dados atuais e não probabilidades de itens fundamentais no campo, como água tratada e sucessão familiar,” salienta. 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: