Samu precisa se preparar para os atendimentos relacionados à Covid-19; o que aumenta tempo de deslocamento

A doença Covid-19, causada pelo novo coronavírus está causando mudanças em diversos níveis sociais. A área da Saúde é uma das principais afetadas e precisa se adaptar a cada dia para suprir as demandas. Além da preparação de leitos, outro serviço importante é o de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Em Uberaba, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prepara o Samu para lidar com possíveis casos de Covid-19 e também continua com os serviços que já são prestados usualmente. O Samu vem trabalhando de forma coordenada, realizando capacitações para todas equipes assistenciais, a fim de dar suporte aos casos suspeitos e ou confirmados de coronavírus.

A reportagem entrou em contato com a coordenadora do Samu, Ana Paula Jardim, que explicou como anda a situação. “Registramos pontualmente alguns tipos de solicitações ligadas a Síndromes Gripais e as mesmas foram encaminhadas de acordo com a gravidade apresentada para às instituições destinadas ao atendimento”. Quanto aos atendimentos de outras clínicas e traumas eles permanecem com mesmos recursos de antes, não houve alteração.

O Samu faz o levantamento de atendimentos mensalmente, sendo assim, será possível ter dados sobre quantos foram feitos em abril, período de isolamento social, no início de maio.

Preparação das equipes
Houve um aumento na quantidade de ambulâncias reservas específicas para atendimento de casos suspeitos e confirmados. A medida foi tomada para dar suporte aos que trabalham com equipes paramentadas. Essa medida visa aumentar a segurança tanto dos profissionais de saúde quanto do paciente durante o percurso de transporte.

A solicitação entra via chamado 192 e após o preenchimento dos dados o paciente e ou solicitante precisa falar com médico, que decide o tipo de suporte (ambulância) necessário para o atendimento. Imediatamente é acionada a equipe que precisa fazer a paramentação. Como é necessário preparar a equipe e o veículo, leva mais tempo para que haja o deslocamento.

“Salientamos que em toda ligação o paciente recebe as orientações de biossegurança e como proceder até que a ambulância chegue no local de atendimento”, pontua Ana Paula.

Colabore!
É importante ressaltar que a participação da população é fundamental. Segundo a coordenadora do Samu, neste período de pandemia, foi contabilizado um número maior de trotes, o que dificulta a eficiência do trabalho. As chamadas de trote também fazem com que seja necessário aumentar os questionamentos durante o preenchimento dos dados, atrasando a saída do veículo.

“É importante passar nome, idade, endereço e telefone de contato, dados característicos com sintomas apresentados, além de estar próximo ao paciente. Com isso melhoramos a qualidade da escuta e diminuímos o tempo de resposta do atendimento”, explica.

Ana Paula Jardim também salienta a necessidade de que a população cumpra às medidas adotadas através de decretos municipais quanto o uso de máscaras, higienização das mãos e as medidas distanciamento e de isolamento.
 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

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