Samu Uberaba realiza mais de 400 mil atendimentos em 11 anos

Reprodução

Serviço realiza uma média de três mil atendimentos por mês em Uberaba e 37 mil por ano
Em 11 anos de funcionamento, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Uberaba realizou uma média anual de 37 mil atendimentos, o que representa mais de três mil ações de socorro por mês. Entre as principais chamadas que o serviço recebe estão traumas, acidentes de causas externas, quedas e atendimentos clínicos.

O objetivo do Samu 192 é chegar precocemente até as vítimas em situação de urgência ou emergência a fim de evitar sofrimento, sequelas ou mesmo a morte. Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa a conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam com rapidez.

Para o secretário de Saúde, Iraci Neto, o Samu serve de ligação entre os pontos de atendimento e as Unidades de Pronto Atendimento ou os hospitais do município. “É mais um ano atendendo diversas ocorrências, não só de trânsito como também dentro das casas, buscando sempre otimizar o tempo de resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços hospitalares de referência”, aponta.

Atualmente, o Samu conta com sete ambulâncias, que trabalham 24 horas por dia, sendo uma Unidade de Suporte Avançado (USA), com equipe formada por médico, enfermeiro e socorrista; três Unidades de Suporte Básico (USB), contando com enfermeiro e socorrista; uma motolância, com enfermeiro e duas ambulâncias de transporte, oferecidas pelo município para dar apoio às unidades de suporte básico, para transporte de pacientes acamados em situações especiais. Ao todo, são 92 colaboradores distribuídos entre equipes assistenciais e administrativa.

Segundo a coordenadora geral do Samu, Ana Paula Coelho Jardim, mediante esforços junto ao Governo Estadual e Federal, em 2017, foi possível fazer a renovação da frota com ambulâncias novas. “Essa renovação garante a qualidade do atendimento à população, além da melhoria na estrutura dos serviços prestados. Em 2018, aguardamos a finalização do processo de informatização e a chegada do helicóptero que ampliará o atendimento e diminuirá o tempo de resposta”, relata.

O atendimento do Samu 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. A ligação é gratuita a partir de telefone fixo ou móvel. Os técnicos do atendimento telefônico identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre vítimas e localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao médico regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.

Postado originalmente por: JM Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar