Santuários da Abadia de Uberaba e Romaria podem virar basílicas

Além da transformação do santuário de Nossa Senhora da Abadia em basílica, a Arquidiocese de Uberaba também solicitará ao Vaticano a elevação do santuário da cidade de Romaria a esta condição. 

O arcebispo metropolitano de Uberaba, dom Paulo Mendes Peixoto (articulista do Jornal da Manhã), disse que na próxima semana deve intensificar as ações para que a transformação dos santuários em basílicas ocorra no próximo ano. “Em 2020, o santuário de Nossa Senhor da Abadia, em Romaria, completa 150 anos, tem ainda os 90 anos da presença dos padres estigmatinos em Uberaba, além dos 200 anos da cidade de Uberaba, que seriam ocasiões especiais para este anúncio”, ressaltou dom Paulo.

Mas ele lembrou que a decisão de transformar os santuários em basílicas é do papa, como informou a coluna Falando Sério, assinada pelo jornalista Wellington Cardoso Ramos, no JM. O padre Alexsandro Ribeiro Nunes, pároco do santuário em Uberaba, fez o pedido, que foi encaminhado e aprovado pelo Conselho de Presbíteros local. “Nós ainda aguardamos um encontro entre os párocos dos dois santuários [padre Alexsandro e padre Márcio Antônio Rezende Ruback, de Romaria], para que eles elaborem juntos o pedido que será encaminhado ao Vaticano”, frisou dom Paulo.

Uma série de melhorias foi realizada no santuário da Abadia nos últimos meses, como a troca de peças de madeira por outras de mármore no seu interior. Quase todas as imagens de santos também foram restauradas. 

Basílica. Segundo o dicionário Houaiss, trata-se de uma “igreja católica que goza, conforme o direito canônico, de certos privilégios: dispor de altar reservado ao papa, ao cardeal ou ao patriarca, e não estar submetida à jurisdição eclesiástica local, o que lhe confere status internacional”.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: