Saúde castra 146 cadelas e gatas em ação do Programa de Manejo populacional

Aconteceu no domingo (14), mais uma edição do Programa de Manejo Populacional de Cães e Gatos promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias.  Os procedimentos aconteceram no Hospital Veterinário, na avenida Tutunas, Vila Celeste, realizados pela empresa Patas de Ouro.

De acordo com o levantamento divulgado pela chefe do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, Lara Rocha Batista, foram castrados 146 animais, sendo 108 cadelas e 38 gatas, após exames prévios de hemograma a fim de atestar as condições para o processo cirúrgico. Além do procedimento, os animais receberam microchip de identificação e seus dados serão armazenados no banco de dados do Município.

A participação dos animais foi feita de acordo com o cadastramento realizado entre os meses de fevereiro e abril. Na época, foram cadastrados 1.644 animais, sendo 1.049 cães e cadelas e 556 gatos e gatas. Entretanto, muitos tutores foram retirados do cadastramento, como explica Lara Rocha.

“Foram feitas inúmeras tentativas de contato nos números de telefone que foram informados no momento do cadastramento. Muitos não atenderam e alguns números não existiam mais”, ressalta. 

Programa de Manejo Populacional de Cães e Gatos – Desenvolvido pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, a proposta é atender famílias que não possuem recursos para promover a esterilização de seus animais, garantindo aos pets maior qualidade de vida e redução de risco de doenças infectocontagiosas.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar