Saúde desencadeia Campanha de Controle do Colesterol nas UBSs

Secretaria de Saúde lançou a Campanha de Controle do Colesterol. O evento aconteceu ontem na Unidade Básica de Saúde “Norberto Oliveira Ferreira”, bairro Morada do Sol. As ações começaram por essa unidade e com o decorrer da campanha serão espalhadas para as demais.
Uma série de ações serão desenvolvidas no município ao longo da campanha, que segue até 8 de agosto, Dia Mundial de Combate ao Colesterol. A população irá contar com exames, consultas e acompanhamento em todas as UBS. O objetivo é conscientizar a população sobre as doenças decorrentes da elevada taxa de colesterol sanguíneo, sobre a importância do controle da doença e como é feito o tratamento, além de facilitar o acesso ao exame, pois durante a campanha o paciente pode fazer o exame sem fila eletrônica.
“Para fazer o exame é preciso que a pessoa tenha mais de 10 anos, não há nenhuma contraindicação. Não precisa estar em jejum para fazer a coleta, basta comparecer à unidade, pegar uma senha e ser atendido. Na nossa unidade os exames estão acontecendo das 7h às 10h e serão por dois meses. Depois da coleta, os resultados dos exames serão entregues aos usuários e, caso necessário, agendada consulta com especialista”, explica a gerente da Unidade Básica de Saúde “Norberto Oliveira Ferreira”, Myrilane Maciel.
Além do exame, de acordo com a gerente da unidade, durante o período de champanha serão realizadas ações de orientação aos usuários sobre os cuidados com colesterol. De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 61% dos brasileiros têm colesterol elevado e cerca de 300 mil pessoas morrem no país, todos os anos, em decorrência de infartos e derrames, por isso é importante investir na prevenção, realizar sempre os exames.
A aposentada Elizabeth Bastos, que está visitando Uberaba, aproveitou para fazer o exame. Ela conta que sempre se preocupou com o colesterol e realiza o exame com frequência. Por isso, alerta a população a fazer disto uma rotina na vida, pois, se for descoberto algum problema, é possível fazer o tratamento.

Postado originalmente por: JM Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar