Saúde entrega reforma na sede do Samu e do Complexo Regulador do município

Foto/Marco Aurélio/PMU


Prefeito Paulo Piau fala durante a entrega da reforma da sede do Samu e do Complexo Regulador ontem, na Secretaria de Saúde

A Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, entregou nesta quinta-feira (5), a reforma e adequação da sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o novo espaço do Complexo Regulador Municipal.

O Complexo abrange a central de regulação e gestão de leitos para procedimentos eletivos e de urgência e emergência (24 horas); o núcleo interno de regulação – que analisa os processamentos operacionais; o Samu; o núcleo de acesso e acompanhamento da qualidade hospitalar e o departamento de agendamento eletrônico – fila eletrônica.

Esta ação, segundo a Secretaria de Saúde, gerou enorme ganho de qualidade para o processamento das demandas por internações e procedimentos no âmbito da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), onde são processados mais de 1,5 mil pedidos de internações de urgência mensalmente, tanto de Uberaba quanto de outros municípios.

Conforme dados da SMS houve a redução do tempo de espera por leito hospitalar em pedidos de internações gerados pelas UPAs para, em média, 14 horas. Uberaba passou a atender nas urgências mais de 30% das demandas de outros municípios e todas elas eletivas, geradas pelos hospitais, mesmo aquelas que permaneceram autorizadas no período da pandemia pela Covid-19.

“Com o Complexo Regulador, a Secretaria de Saúde passou a ter maior controle da qualidade assistencial, criando várias normas, portarias e fluxos que geraram maior regramento, transparência e controle nas ações assistenciais com claros benefícios para a população”, destacou o secretário de Saúde, Iraci Neto.

Na adequação do Complexo foram construídas duas novas salas, uma para a regulação municipal e outra para equipes de atendimento do 192.

Além disso, as dependências receberam pintura, ampliação do espaço de armazenamento de materiais e EPIs, melhorias no estacionamento das ambulâncias e reparos de calçadas e meios-fios.

Todos os reparos e adequações realizados na estrutura física foram realizados pela Secretaria Municipal de Saúde com recursos próprios.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar