Saúde recebe 3 mil testes rápidos para Covid-19 com eficácia maior

Ao mesmo tempo em que as unidades também são abastecidas com os testes, seguem em funcionamento os do
drive-thru

Secretaria de Saúde ganha reforço de mais 3 mil testes para Covid-19, que detectam o vírus logo no início do contágio. O material foi distribuído nesta quarta-feira (21), de forma estratégica na rede municipal de Saúde.

Conforme o diretor de Vigilância em Saúde, Robert Boaventura, este tipo de teste – que deve ser feito entre o segundo e sétimo dia de sintomas -, tem o mesmo princípio do PCR, que identifica o antígeno da doença, ou seja, o vírus Sars-CoV-2. “Dá mais agilidade ao diagnóstico de pessoas com sintomas graves suspeitos e facilita a transferência para o hospital de pacientes positivos”, explica.

Segundo ele, a eficácia do exame é de 90%, “praticamente igual ao teste de PCR”, sendo o procedimento realizado com coleta de material em secreção coletada da garganta (orofaringe) e do nariz (nasofaringe).

Além disso, a SMS reforça que qualquer pessoa que tenha quadro de síndrome gripal e apresente piora, deve procurar imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima para avaliação médica, ou uma das duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: