Secretaria do Agronegócio confirma crescimento da safra 2017/2018 local

Secretaria Municipal do Agronegócio (Sagri) se reuniu com entidades do setor e confirma que a safra de verão 2017/2018 em Uberaba terá aumento em relação a anos anteriores. Em recém-entrevista ao Jornal da Manhã, o secretário de Agronegócio, Luiz Carlos Saad, havia anunciado a previsão, inclusive que Uberaba não deveria seguir a tendência nacional, que registrou queda. Assim, os números foram divulgados e confirmada a estimativa.
Os dados estão relacionados à safra de verão 2017/2018 e às estimativas da atual safrinha. A soja teve 102 mil hectares de área plantada e colheita com média de 63 sacas por hectare, enquanto a safra verão do milho teve 12 mil hectares plantados e média de 170 sacas por hectare. Já o milho silagem produziu 40 toneladas para cada um dos 9,6 mil hectares plantados e a safrinha será colhida entre maio e junho.
Segundo secretário da Sagri, Luiz Carlos Saad, houve um acréscimo de produção e de área plantada. Com relação ao milho, segundo a Conab, foi a produção responsável pela redução total da safra no país. O secretário explica que, de fato, houve redução significativa na área plantada, inclusive em Uberaba, com queda de 40% a 50% no plantio de área. Isso aconteceu porque o preço do milho estava ruim e o produtor evitou o plantio esse ano. Em Uberaba houve redução na área plantada, mas aumento de 8% na colheita. Diferente de outras regiões, no município houve chuva suficiente para não gerar queda na produção.
Contudo, vale ressaltar que, ao contrário da soja, cuja safra foi 99,99% concluída, as safrinhas de milho, sorgo, entre outros, ainda não foram concluídas. “Vamos fazer uma reunião em maio para fechar e deixar todas as áreas definidas, tanto da safra de verão quanto de inverno”, esclarece Saad.

Postado originalmente por: JM Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar