Secretaria do Agronegócio intensifica atendimento aos pequenos produtores

A Secretaria Municipal do Agronegócio (Sagri) intensifica o preparo de solo para pequenos e microprodutores do município de Uberaba. As atividades começaram em setembro e avançou em outubro. A ajuda é comemorada por produtores com pouca estrutura, inclusive integrantes da Agricultura Familiar. 

Carlos Dalberto de Oliveira Júnior, secretário-adjunto do Agronegócio, esclarece que o benefício é viabilizado por meio do Fundomaq (Fundo Municipal de Manutenção de Máquinas). “O produtor faz o cadastro junto à Sagri e o serviço segue a ordem de inscrição. Para facilitar a logística, procuramos atender grupos por região, evitando constantes deslocamentos dos maquinários para um mesmo local”, explica.

Dalberto salienta que os serviços incluem desde a limpeza do solo, gradeamento, encanteiramento e, também, distribuição de calcário. Ele salienta que os beneficiados são pequenos e microprodutores, muitos integrantes da Agricultura Familiar. “Aliás, atender à Agricultura Familiar é determinação número um do prefeito Paulo Piau”, ressalta.

Os tamanhos das áreas variam bastante, segundo Dalberto, oscilando ente um e 50 hectares. “Com isto, o tempo de trabalho do tratorista também é bem diverso. Às vezes apenas três horas ou, dependendo do tamanho, até 40 horas”. Segundo ele, a maioria pede o preparo de solo para atividades de horticultura, mas também tem aqueles que pretendem ocupar as áreas com pastagem e até pequenas lavouras. 

As contribuições com o fundo variam de acordo com o tamanho do trator. A hora trabalhada, através do trator pequeno, custa atualmente ao produtor R$50. Já o trator de esteira, a hora de trabalho está estabelecida em R$75. Além do serviço de trator, a Sagri oferece ainda assistência técnica com agrônomos e zootecnistas. “Eles realizam análises de solo, recomendações quanto à calagem e adubação, assim como plantio e manejo adequados”, frisa. Dados da Sagri apontam que mais de 580 produtores rurais são atendidos, anualmente.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar