Secretário Nacional de Cultura marca presença em evento da cidade

O "Encontro Municipal de Cultura 2019" será promovido no Memorial Chico Xavier, nos dias 31 de maio, a partir das 20h e 01 de junho, às 9h. O evento é uma realização da Fundação Cultural de Uberaba (FCU) e busca dialogar sobre políticas públicas para área cultural. O encontro conta com a presença do Secretário Nacional de Cultura, Henrique Pires.

O Governo Federal por meio Henrique Pires estará presente para palestrar e explicar a política nacional de cultura para os anos de 2019 até 2022. Será um momento para que os representantes e agentes culturais possam estar absorver e entender como serão apresentados os projetos de capacitação, preservação e entretenimento dentro da área cultural. Ainda não há confirmação da presença da Secretaria Estadual de Cultura, mas a FCU espera que eles também enviem um representante.

Segundo o organizador, Adriano Leal o intuito é analisar as políticas e interligar a população. “Vamos rever a política cultural do município, ouvindo a sociedade civil e os agentes culturais, o presidente da Fundação Cultural, Antônio Carlos Marques deliberou que fosse feito um encontro para reunir todos os agentes culturais e ver o que foi feito de bom e propor novas políticas culturais a serem desenvolvidas até o final de 2020”, pontua Adriano.

A abertura é na sexta-feira (31), e no sábdo (01) haverá os espaços de conversa. No segundo dia de atividades os participantes poderão contar com grupos de discussão voltados para 11 eixos temáticos. Haverá emissão de certificado para os participantes das salas de debate.

Durante o evento também será desenvolvida a eleição para o novo Conselho Municipal de Cultura, onde os agentes culturais poderão se candidatar. Dentre eles; ONG’s, setores de dança, teatro e arte circense, literatura, cultura popular, artesanato, patrimônio arquitetônico e urbanístico, música e cultura afro.

Eixos de debate
Eixo 1; “Cultura aliada ao trabalho, desenvolvimento econômico, social e cultural”.
Eixo 2; “Educação aliada à cultura na transformação da sociedade”.
Eixo 3; “Cultura e ações afirmativas no desenvolvimento da cidadania”.
Eixo 4; “O papel da mulher na construção da cidadania”.
Eixo 5; “Povos e comunidades tradicionais desenvolvendo cultura”.
Eixo 6; “Juventude e empoderamento cultural”.
Eixo 7; “Segurança pública aliada a políticas culturais”.
Eixo 8; “Combate ao preconceito institucional/fortalecimento dos órgãos de cultura no setor público”.
Eixo 9; “Mídia e cultura sob a ótica do poder público”.
Eixo 10; “Preservação do patrimônio histórico e responsabilidade administrativa aliada à cultura”.
Eixo 11; “Empresas e produtores culturais fazendo cultura”.
 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar