Sem água, moradora do Oneida Mendes questiona problema enfrentado diariamente

Moradora da rua João Bento de Carvalho, Oneida Mendes, reclama da falta de água diária no bairro. Segundo ela, desde que se mudou para o local, há dois anos, enfrenta o problema.

A vazão costuma cessar à tarde e retornar apenas da madrugada, “faça chuva ou faça sol”, relata. “Na época de chuva, em janeiro, fevereiro, que choveu muito, mesmo assim faltava água”, conta a moradora.

Segundo a moradora, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) não se posiciona sobre o motivo do transtorno, recorrente, quando é acionada por telefone.

Conforme a Codau, o alto consumo nesses dias de intenso calor e seca acelerou o desequilíbrio entre a demanda e a oferta de água do Centro de Reservação (CR) 11, responsável pelo abastecimento do Oneida Mendes, Conjunto Uberaba I, Cidade Nova e outros.

O Centro de Reservação 11 passa por manobras de abertura e fechamento para recuperar o nível e, enquanto ele estiver fechado, a população deve usar a caixa de água doméstica, diz a autarquia. Por isso, é necessário que cada imóvel tenha a caixa compatível com o tamanho da família, acrescenta a Codau.

Segundo o presidente da Companhia, Luiz Guaritá Neto, a Codau iniciou processo de licitação para a implantação de mais um reservatório cilíndrico metálico no Centro de Reservação 11 para aumentar a disponibilidade de água para a região leste da cidade.

De acordo com a Codau, todo o sistema de transposição do rio Claro foi ligado para bombear 400 litros por segundo (l/s) e contemplar a vazão do rio Uberaba neste momento de seca. O segundo motor instalado submerso à barragem de nível do rio Claro foi acionado na terça-feira (8), enquanto o primeiro opera desde 1º de setembro, informa a entidade.

A Codau não se posicionou sobre a falta de água persistir, inclusive em período de chuva, conforme relato da moradora.


Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

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