Anuncie
Uberaba e Região

Semana de Saúde Bucal oferece exames preventivos nas UBSs

Por: Rádio JM 730 AM 24/10/2017 0:30

Começou ontem a I Semana de Saúde Bucal, cujo principal alerta é quanto à prevenção do câncer de boca. Em sua primeira edição, o evento está sendo promovido a partir de projeto de lei do vereador Alan Carlos. Serão realizadas atividades durante toda semana e, no primeiro dia, ontem, aconteceram palestras com temas relacionados.
Cuidar da saúde bucal é necessário e muitas pessoas não dão importância ou não sabem o que é preciso fazer para garantir que tudo esteja bem. Inclusive, existem características que as pessoas podem observar, realizar um autoexame, assim como exame clinico, sobretudo quanto ao câncer bucal.
“São ações e atividades que temos que incluir no nosso dia-a-dia, e nós devemos motivar e sensibilizar as pessoas para que seja feita a prevenção, tanto observando algo diferente na boca ou para que procure especialistas com frequência”, explica o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto.
Além das palestras desta segunda-feira, durante toda a semana as equipes de Saúde Bucal do município estão realizando ações educativas e preventivas nas unidades, além de avaliação clínica e busca ativa para identificar lesões que podem virar câncer bucal. A chefe do Departamento de Saúde Bucal, Márcia Helena Destro Nomelini, explica que a avaliação é rápida e indolor, e as pessoas não precisam agendar consulta. “O exame é rápido e identifica lesões iniciais de câncer bucal”, afirma.
Vale ressaltar, conforme o panfleto que está sendo distribuído pela secretaria, que são cinco aspectos que precisam ser observados: os lábios, o próprio rosto, o pescoço, o céu da boca, a gengiva, o lado de dentro das bochechas, e a língua. É preciso ficar atento a feridas, irritações, a coloração da gengiva, manchas na língua e na parte interna da bochecha, entre outras questões.

Postado originalmente por: JM Online

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: