Sind-UTE se mobiliza para evitar a retomada de aulas presenciais

 

Foto/Arquivo

De acordo com a coordenadora regional Maria Helena Gabriel, não há segurança alguma para a volta às aulas

Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) não concorda com a retomada das aulas. A entidade já se mobiliza para inviabilizar este retorno, por conta dos riscos à saúde da comunidade escolar.

De acordo com a coordenadora regional do sindicato em Uberaba, Maria Helena Gabriel, não há segurança alguma para a volta às aulas neste momento de pandemia, pois a situação coloca em risco não só a vida dos profissionais e dos estudantes, mas de todas as famílias. “Não retornaremos com as aulas este ano, em hipótese alguma”, assegura a dirigente.

Além disso, segundo ela, liminar deferida judicialmente em abril, e ainda em vigor, proíbe a convocação dos profissionais em Educação com exceção dos diretores, em meio à pandemia. “Nós estamos resguardados por esta liminar”, diz.

Maria Helena também ressalta que nenhuma escola estadual está adequada para receber alunos, seja com álcool gel, limpeza e toda infraestrutura necessária para garantir essa segurança. “E onde está o dinheiro para fazer essas adequações”, questiona a dirigente, tecendo críticas ao governador Romeu Zema, que anunciou uma possível volta a partir do dia 5 de outubro. “Quais as garantias que Romeu Zema dá para as famílias, professores e servidores para a volta às aulas”, indaga.

Conforme esclarece, o Sind-UTE já se mobiliza junto a deputados estaduais e no Ministério Público, para impedir este retorno do calendário escolar de forma presencial.

Segundo ela, muitos pais de alunos em Uberaba apoiam o Sind-UTE, sendo contrários ao retorno das aulas. Maria Helena destaca que a suspensão das atividades presenciais já perdura sete meses, faltando apenas dois para o fim do ano letivo, em um momento onde a doença ainda não está controlada em Minas Gerais. “Somente após a vacina ou com a garantia das autoridades da Saúde que é possível haver esta retomada das atividades presenciais”, conclui.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: