Sindicato e Procon fazem parceria para fiscalizar agências bancárias

Foto/Divulgação

Presidente do Procon, Marcelo Venturoso, se reuniu com a diretoria do Sindicato dos Bancários para definir estratégias de fiscalização

Diretoria do Sindicato dos Bancários de Uberaba e Região se reuniu com o presidente da Fundação Procon, Marcelo Venturoso, para tomar conhecimento das ações de fiscalização nas agências bancárias. O Sindicato dos Bancários quer ser parceiro no trabalho, junto com o órgão de defesa do consumidor.

Para a entidade, a piora na qualidade do atendimento está relacionada às demissões de bancários e à possibilidade de fechamento de agências. Segundo o presidente do Sindicato, Diego Bunazar, há um processo de redução do número de agências que contrapõe com a grande lucratividade das instituições financeiras. Além disso, ele observa que os bancos estão utilizando a estratégia de ‘empurrar’ suas atribuições para os serviços digitais, lotéricas e correspondentes bancários. A situação prejudica grande parcela da população, que tem direito ao atendimento presencial. “Não há concorrência para este segmento, mesmo diante de um mercado imenso, conforme evidenciou o pagamento do auxílio emergencial”, avalia o dirigente. Ainda segundo ele, o quadro está tendo um novo agravante com a volta das demissões em plena pandemia. Em Uberaba, os bancos Mercantil do Brasil, Santander e Itaú estão promovendo demissões – o que prejudica também o consumidor. Para Diego, as demissões acarretam em sobrecarga de trabalho do bancário que permanece na ativa. “Antes, um funcionário atendia em torno de 120 pessoas por dia. Hoje, gira em torno de 400”, diz.

Neste sentido, o Sindicato dos Bancários quer somar esforços com o órgão de defesa do consumidor para mensurar o atendimento prestado à população. “Queremos materializar o volume de reclamações, como aumento de filas, para comprovar a queda na qualidade do atendimento com as demissões e fechamento de agências”, justifica o presidente. Vale lembrar que o Procon Uberaba monitora constantemente as agências bancárias, fiscalizando as filas para implantar maneiras eficazes para regular a situação das agências de Uberaba. 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar