SPC indica crescimento de 17% nas vendas em novembro ante a outubro

Foto/Jairo Chagas


Comércio no mês de novembro apresentou reação positiva em relação a outubro, mas ainda ficou 5% abaixo da movimentação de novembro do ano passado

SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) Uberaba registra crescimento de 17% nas vendas de novembro, em relação a outubro, segundo relatório divulgado nesta segunda-feira (7) pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas).

O índice é comemorado pelo presidente da entidade, Ângelo Crema. Segundo ele, o resultado é muito positivo, embora seja 5% menor que o registrado em novembro do ano passado. Mas, neste comparativo, é o melhor patamar obtido desde o início do ano.

Ainda de acordo com o dirigente, a queda maior foi em março, quando houve recuo nas vendas de 67%. No entanto, foi o período em que as lojas ficaram fechadas devido à pandemia.

Para Ângelo Crema, a movimentação encontra-se num momento “bom”, ou seja, os setores do varejo e de serviços voltaram a registrar crescimento em Uberaba.  No acumulado de janeiro a novembro, um outro dado relevante para os dois segmentos é a redução em 30% nos registros de novos inadimplentes no SPC, em comparação aos onze primeiros meses de 2019.

Por outro lado, ele avalia como significativo o percentual positivo de 16% no volume de inadimplentes que quitaram dívidas e, com a adimplência, esses consumidores ficaram aptos às compras pelo crediário. “Isso significa que a nossa população está atenta e procurando se endividar menos. Quando possível, tem realizado compras com pagamentos à vista”, diz.

Passada a primeira semana de dezembro, o dirigente diz ainda que apenas com dados informais, isto é, mediante conversa com associados da CDL, observa aumento nas vendas natalinas. Para ele, as projeções podem resultar em saldo superior ao que foi fechado no Natal do ano passado.

O SPC é mantido pela CDL em parceria com a Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba).

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar