Temperaturas altas marcam o mês de setembro

Não há previsão de chuvas significativas em setembro para Uberaba. Ao longo do mês, as temperaturas ficarão altas e a umidade do ar, muito baixa. Chuvas mais intensas somente em janeiro de 2021.

De acordo com a climatologista Vanda Prata, anticiclone de nível médio que atinge o Sudeste, parte do Sul, Centro-Oeste e Norte, joga o ar aquecido e ressecado para baixo, ocasionando nesta condição climática e, que ganha cada vez mais intensidade este mês, dificultando a entrada de chuvas em todo país. 
 
Em Uberaba, segundo ela, há uma pequena possibilidade de chuvas entre os dias 24 e 27 de setembro, porém, muito baixa. “É possível que ocorra um chuvisqueiro mas nada significativo”, adianta a climatologista, informando que outra chance de chuvas no município, só depois do dia 20 de outubro.
 

A última chuva mais intensa que atingiu a cidade ocorreu no dia 24 de maio, de 44 milímetros. Já no dia 20 de agosto, houve um chuvisqueiro de 10 milímetros que sequer foi suficiente para amenizar o clima quente e seco. “Hoje, há grande deficiência hídrica no solo devido à falta de chuvas”, diz a climatologista.
 
Chuvas mais significativas somente em janeiro de 2021, tendo em vista o fenômeno La Niña, que deve dominar os meses de outubro, novembro e dezembro, faz com que as chuvas sejam espaçadas e menos volumosas neste período. “Somente em janeiro, com a neutralidade do oceano, teremos chuvas mais intensas, assim como foi este ano de 2020”, conclui. 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar