Termina amanhã o licenciamento para vendedores da Feira da Abadia

Termina nesta quinta-feira (19) o prazo de licenciamento para a regularização dos inscritos na Feira da Abadia para o próximo domingo (22). De acordo com o titular da Secretaria de Agronegócio (Sagri), Luís Carlos Saad, são produtores rurais de Uberaba e comerciantes de hortifrutigranjeiros e outros gêneros alimentícios que já estavam inscritos antes da pandemia e que acabaram não utilizando seus alvarás. 

Esses produtores cadastrados para participar do Feirão somente aos domingos, que não atuam nas outras feiras que acontecem durante a semana, precisam entrar em contato com a Sagri pelo 3318-0472 para agendar a retirada da Guia de Arrecadação Municipal – GAM e pagá-la. “No caso daqueles que já retiraram os alvarás antes da pandemia, já tendo pago a licença, e não as utilizaram, não precisam pagar novamente”, alerta a secretária adjunta Sáthia Silva de Almeida. 

O chefe do Departamento de Abastecimento do Agronegócio, João Carlos Caroni lembrou que poderão montar suas barracas os produtores rurais, lembra que como a Feira da Abadia precisa manter o espaçamento entre as barracas, cerca de 20 vendedores poderão participar do Feirão, além dos 80 feirantes. A medida atende reivindicação da Associação dos Feirantes de Uberaba, que teve permissão de maior flexibilização por parte  do Comitê Técnico Científico de Enfrentamento da Covid-19. 

Ele lembra que as barracas têm que obedecer ao alinhamento central, de forma linear, com distanciamento de três metros entre elas, conforme determinado pelo Comitê. Para tanto, a Feira estará montada entre as ruas Saldanha Marinho e Eduardo Formiga. Também alerta que no domingo o prazo para que essas barracas estejam montadas vence às 6h da manhã, não havendo tolerância quanto a isso. 

Além das medidas de uso de máscara, luvas e toucas, os feirantes também deverão estar com o face shield (escudo facial). O diretor lembrou que o consumo de alimentos na feira continua proibido, para evitar aglomerações. 

O presidente da Associação dos Feirantes, Cláudio Luiz da Costa espera com otimismo esse aumento de barracas, aumentando potencialmente a oferta de produtos e concorrência, com mais opções de compras. 

Cláudio também alerta que com a mudança no formato, todos os feirantes terão que se locomover no interior da feira, deixando o seu local habitual, o que será determinado pelos fiscais. “Importante que todos obedeçam às regras para que todos trabalhem de maneira igual e justa”, concluiu. 

 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar