Testes do Ministério da Saúde são incompletos e inviáveis para o município

A Prefeitura de Uberaba recebeu do Governo Federal, 30 mil testes para Covid (PCR), com vencimento para o final de abril. O teste encaminhado é um dos mais eficazes para diagnosticar a Covid-19, porém vieram incompletos. Segundo os técnicos da secretaria, o teste enviado não contém o kit de coleta da amostra, que consiste, dentre outras coisas, no swab que é o cotonete aplicado na região nasal e o tubo onde o material colhido é armazenado para ser enviado ao laboratório. 

Um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde, aponta que o custo para o município adquirir o material necessário para o kit, tornando o teste completo para aplicação, seria de aproximadamente R$ 30,00 (Trinta reais) por teste, o que para aplicação de 30 mil testes tornaria extremamente oneroso ao município, já que o custo se aproximaria a R$ 1 milhão.

Além do custo do kit, outro problema diz respeito ao desencontro de informações quanto à armazenagem. Na bula do teste está que a armazenagem deve ser mantida em -22º, na nota fiscal do produto, está que deve ser armazenado entre de -6º a -2º. O teste foi entregue ao município em gelo seco e rapidamente armazenado em câmara fria de parceiro que atendia a determinação da bula.

Outro ponto avaliado pela prefeitura diz respeito ao prazo de validade, que é no final de abril. O teste necessita de uma análise em laboratório. Segundo a Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, que é um parceiro da Secretaria de Saúde, a capacidade de processamento desse material no laboratório deles seria de 100 testes diários. Considerando o prazo de vencimento do material enviado pelo Ministério da Saúde seria inviável para o município a utilização de todos os testes.

Diante de toda essa situação, o município optou por devolver ao Governo Federal o material que eles encaminharam e requisitar que disponibilize o mais rápido possível, testes que sejam realmente viáveis para ser aplicado nos municípios.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: