Uberaba amanhece sob densa nuvem de poeira e Inmet garante que hoje chove

Densa nuvem de poeira deixa Uberaba com o ar ainda mais carregado nesta quinta-feira. Segundo informou o Tenente Coronel Anderson Passos, comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar, o fenômeno ocorreu também em 2018 e é reflexo das queimadas que tomam conta de todo o país. Ainda ontem, os bombeiros foram acionados para debelarem mais incêndios na cidade.

Diversas imagens enviadas por leitores do Jornal da Manhã mostram diferentes pontos de Uberaba com o céu com diferentes tons amarronzados. Em alguns locais a visibilidade está intensamente reduzida, chegando a 400 metros em alguns pontos, segundo o comandante Passos. “Aparentemente o vento forte atuando sobre grandes áreas queimadas, sem cobertura vegetal, levanta a poeira do chão”, explicou o militar.

Leia também: Acúmulo de poeira gera alerta sobre alergias respiratórias 

PREVISÃO DO TEMPO

Após o dia mais quente do ano, registrado ontem, Uberaba ainda terá calorão nesta quinta-feira. Segundo o ClimaTempo, a temperatura deve chegar a 40ºC mais uma vez. Além do alerta de extremo calor, é necessário também ter atenção à umidade, que está baixíssima hoje, variando de 11% a 30%.

Mas um alento pode estar a caminho ainda hoje. O meteorologista Claudemir Azevedo garante que hoje vai ter chuva em Uberaba. Em entrevista à Rádio JM nesta manhã, o meteorologista explicou que precipitação prevista para os próximos dias deve se antecipar e os primeiros pingos podem cair entre a tarde e a noite. “Como estamos vindo de uma temporada de muito calor, a previsão é que haja algumas pancadas de chuvas entre o fim da tarde e a noite”, explica.

Especificamente sobre a tempestade de poeira que atinge Uberaba, Claudemir Azevedo diz que no período é previsto anualmente, sobretudo em decorrência do plantio.

Leia também: Cardiologista explica como prevenir hipertermia durante onda de calor que atinge Uberaba 

INCÊNDIOS EM UBERABA E REGIÃO

Diversos animais na Fazenda Espinha, localizada na via vicinal próxima à AMG 2555, antiga Filomena Cartafina, ficaram feridos em forte incêndio na tarde de ontem (7). A área queimada é de cerda de 55 hectares de pastagem. Duas vacas e um bezerro foram atingidos pelo fogo e pela fumaça durante tentativa de fugir do fogo.

Também ontem foram combatidas chamas em grande incêndio em vegetação entre Campina Verde e Gurinhatã. Segundo informações do comandante Passos, estima-se que mais de 3 mil e 500 hectares tenham sido atingidos. Fazendeiros locais auxiliaram no combate ao fogo.

 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: