Uberaba chega a 450 casos positivos de Covid-19 e 17 mortes

Segundo o Boletim Epidemiológico de Uberaba, a cidade soma 450 casos positivos de Covid-19 e 17 óbitos nesta terça-feira (16). Dos infectados, 219 já conseguiram se recuperar, 198 fazem acompanhamento domiciliar e 16 estão internados.

4.169 pacientes foram submetidos ao exame e testaram negativo para a doença.

No rol de casos suspeitos, 152 pessoas aguardam resultado do teste, destes 25 estão internados e um veio a óbito.

Ainda conforme o boletim da Saúde, a taxa de ocupação dos leitos para Covid-19 está em 40% na UTI e 11% na enfermaria.Já nos leitos voltados para outras doenças, a taxa está em 84% na UTI e 71% na enfermaria.  

Monitoramento

O acompanhamento do desempenho da pandemia do coronavírus em cidades do entorno de Uberaba faz parte da rotina de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo o secretário de Saúde, Iraci de Souza Neto, a análise dos parâmetros regionais é importante neste momento em que se inicia a segunda quinzena de junho para avaliar o resultado dos trabalhos realizados desde o início da pandemia.

A partir de dados dos Boletins Epidemiológicos de cidades vizinhas, como Uberlândia/MG e Ribeirão Preto/SP, segundo o secretário,é possível analisar a dinâmica epidemiológicaem comparação à Uberaba. Os números de Ribeirão Preto, publicados pela Prefeitura do Município nesta segunda-feira (15), apontavam 2.517 casos confirmados e 68 óbitos, enquanto o Boletim de Uberlândia registrava 3.855 casos confirmados e 63 óbitos. No mesmo dia, Uberaba registrava 432 casos confirmados e 16 óbitos.

“Em análise mais aprofundada no nosso entorno, no raio de 200 quilômetros, a gente nota a disseminação do vírus no interior do País e, consequentemente, nos municípios pólos da região. Temos acompanhado Uberlândia, com seus dados e dinâmica epidemiológica; a região de Ribeirão Preto e pontualmente o próprio município, por ser uma macrorregião do interior de São Paulo. Uberlândia e Ribeirão são duas regiões consideradas com bastante incidência da doença”, relata Iraci.

Outra preocupação, segundo o secretário, são os municípios que fazem divisa com Uberlândia e com o estado de São Paulo. “São municípios em que somos referência no atendimento de Covid-19, principalmente para transferências hospitalares de leitos de UTI e de enfermaria. Barretos, por exemplo, já se desponta negativamente com uma grande evolução de casos positivos e de óbitos e é vizinho do nosso baixo Rio Grande, na região de Frutal e Iturama, cuja referência é Uberaba”, pontua Iraci.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar