Uberaba é a 2ª cidade de Minas em casos prováveis de dengue

Foto/Reprodução

Combate ao mosquito transmissor da dengue tem continuidade em Uberaba, com mutirão de limpeza e motofogs 

Uberaba é a segunda cidade com maior número de casos prováveis de dengue em todas as regiões de Minas Gerais, perdendo apenas para Cataguases, que fica no sudeste do Estado, próximo à divisa com o Espírito Santo. Informação consta em boletim epidemiológico de Monitoramento dos casos de dengue, chikungunya e zika, divulgado esta semana pela Secretária de Estado de Saúde (SES).

O boletim revela o cenário do Estado no período da semana 49 de 2020, que iniciou em 30 de novembro, até a semana 17 de 2021, que terminou dia 2 de maio. Uberaba registrou nesse período 1.208 casos prováveis de dengue. Cataguases, que é a cidade com maior número, tem 1.384, e o terceiro lugar fica com Belo Horizonte, totalizando 1.178 casos suspeitos de dengue.

Já para os casos de chikungunya, são 78 prováveis e quatro confirmados em Uberaba. O município divide o terceiro lugar em casos confirmados de chikungunya com Governador Valadares, Ituiutaba e Turmalina. Em seguida vem Santa Vitória, com cinco casos, e Cataguases, que lidera novamente, com 19 casos confirmados da doença.
Conforme o boletim da SES, Minas Gerais teve 101 casos prováveis de Zika vírus e 16 confirmados.

Uberaba também se destaca no boletim, sendo a única região com risco médio para casos graves de dengue, enquanto as demais regiões do mapa apresentam baixo risco. Situação se justifica diante do resultado do 2º Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), realizado em março, que apresentou o índice de 8,25%.
Quanto aos demais itens avaliados pelo boletim, como óbitos por dengue, óbitos por chikungunya, solicitação de internações por casos graves de dengue, assim como em todas as regiões do Estado, a região de Uberaba apresenta baixo risco.

Até a data do dia 4 de maio, Minas Gerais registrou 17.549 casos prováveis (casos notificados exceto os descartados) de dengue. Desse total, 6.774 casos foram confirmados para a doença. Foram confirmados três óbitos por dengue em Minas Gerais até o momento, sendo dois em Frutal em 2021 e um em Paracatu em 2020. Outros cinco óbitos estão sob investigação.

Em relação à febre chikungunya, foram registrados 3.408 casos prováveis da doença e, desse total, 2.562 foram confirmados. Não existem casos confirmados de óbitos por chikungunya em Minas Gerais até o momento.

 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar