Uberaba recebe 2.340 doses da vacina da Pfizer; entenda logística de aplicação

Foto/Superintendência Regional de Saúde

Chega em Uberaba hoje (24), a remessa das vacinas contra a Covid-19 da Pfizer. Esta é a primeira vez que a região é contemplada com os imunizantes desta marca. Conforme o superintendente regional de Saúde, Maurício Ferreira, serão duas caixas para Uberaba, que totaliza 2.340 doses e uma dose para Araxá, com 1.170 doses. 

O veículo da Saúde buscou as caixas em Uberlândia, a chegada no município vizinho ocorreu por volta de 9h40. Ainda conforme Maurício, a retirada na rede de frios da Superintendência em Uberaba será ainda nesta segunda-feira (24), à tarde. "Tão logo recebamos em nossa rede de frios, nossas técnicas darão início a emissão de notas para que as doses sejam entregues aos municípios de Uberaba e Araxá". afirmou Maurício.

A Secretaria de Saúde de Uberaba informou nesta manhã que já está preparada para receber essas doses que chegarão ao Município durante a tarde. As doses serão entregues já descongeladas e encaminhadas à Central de Vacinas, visto que precisarão ficar apenas refrigeradas da mesma maneira que as demais vacinas, até a aplicação que deverá acontecer em um prazo máximo de quatro dias. 

A recomendação do Ministério da Saúde é que essas doses sejam aplicadas em ambiente fechado e climatizado. Com isso, a aplicação será realizada no Centro de Eventos da ABCZ, a partir desta terça-feira (25). É importante frisar que, com a alteração, esse público será vacinado apenas a pé. 

O Município seguirá com o cronograma de vacinação atendendo a pessoas de 46 anos com comorbidades, pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC, também de 46 anos, pessoas com Síndrome de Down, pacientes renais em diálise, gestantes e puérperas com comorbidades. 

De acordo com a coordenadora da Comissão de Vacinas, Ana Vera Abdanur, Uberaba já tomou todos os cuidados para conduzir essa vacinação, as equipes passaram por dois dias de treinamento e essas doses serão ministradas em sua totalidade dentro do prazo estipulado.

Uberaba e Araxá foram as únicas cidades da região Triângulo Sul a serem incluídas no plano para expansão do uso da vacina Pfizer em Minas Gerais. Um dos critérios utilizados pelo Estado para a escolha foi ter população acima de 79 mil habitantes.


 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar