UBSs já agendam exames preventivos do câncer de próstata

Começa agendamento de exames e consultas para Campanha Novembro Azul. Com o propósito de conscientizar os homens para a prevenção ao câncer de próstata, sobretudo aqueles com mais de 50 anos, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar esquema especial de consultas e exames aos sábados e agendamentos começaram durante esta semana.
Ao longo de todo o mês serão promovidas atividades nas unidades de saúde com o propósito de alertar os homens para a prevenção do câncer de próstata. Cada uma tem a sua programação e os agentes dos PSFs estão fazendo a divulgação, mas os interessados em participar podem buscar a UBS mais próxima.
Com relação aos exames, de acordo com a Sheron Hellen da Silva, chefe do Departamento da Atenção Especializada, todos serão agendados. “As pessoas já podem buscar a unidade – não precisa ser necessariamente a que fará o exame –, bastando apresentar o RG e o cartão SUS. As unidades funcionam das 7h às 17h, mas, por conta do feriado, todas estão fechadas, retomando apenas na segunda-feira, 6”, explica. 
As coletas de exame de sangue para o PSA e exame de toque com o urologista serão realizadas apenas nos sábados, nos dias 11 e 25 de novembro. Os exames serão coletados na URS São Cristóvão, enquanto nos dias 2 e 9 de dezembro, serão na URS Boa Vista.
A recomendação é para que homens a partir de 50 anos realizem os exames. Negros ou aqueles com casos de câncer na família, por apresentarem maior risco de desenvolver a doença, devem começar a prevenção mais cedo, a partir dos 45 anos. “A busca dos homens pela realização do exame é bem menor quando comparada com a das mulheres na campanha Outubro Rosa, voltada para a prevenção do câncer de mama. Mas queremos mudar isso, mostrar que eles também precisam buscar uma unidade, uma vez que as chances de cura são altas quando descobrem o câncer no início”, afirma.

Postado originalmente por: JM Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: