28 Congresso
Uberaba e Região

UFTM divulga pesquisas durante a programação do Dia C da Ciência

Por: Rádio JM 730 AM 26/10/2017 0:30

Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) participa do Dia C da Ciência, movimento nacional com o propósito de sensibilizar a sociedade sobre a importância das pesquisas desenvolvidas pelas instituições públicas de ensino. O Dia C aconteceu ontem e em Uberaba foram realizadas diversas atividades pela UFTM com parceiros.
Durante a solenidade de abertura, as autoridades destacaram a importância da ciência e da pesquisa para o cotidiano. A reitora da UFTM, Ana Lúcia de Assis Simões, disse que as universidades são reconhecidas na formação do profissional na produção do conhecimento, no desenvolvimento de pesquisas, novas tecnologias e inovação, que vão impactar no dia-a-dia das pessoas. “E o propósito do Dia C foi apresentar à sociedade toda essa produção que acontece nas universidades”, diz.
Contudo, Ana Lúcia revela que o financiamento destes projetos hoje é uma preocupação, visto que a maioria das instituições é pública e depende de recursos do governo. Na situação atual do país, o financiamento está sendo desproporcional à necessidade. A reitora explica que a população pode sentir em médio e longo prazos as consequências, quando a produção realmente ficar comprometida. “Por isso, o Dia C também teve o propósito de fazer um clamor, chamar a atenção para a importância de se garantir o financiamento adequado”, afirma.
Durante toda esta quarta-feira foram realizadas ações em vários locais, palestras, mobilização na praça Rui Barbosa, visitas aos laboratórios, às escolas municipais, lançamento de documentário, reuniões, exposições, entre outras.

Postado originalmente por: JM Online

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: