UFTM suspende todas as atividades acadêmicas por tempo indeterminado

Reitor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo suspendeu, por tempo indeterminado, todas as atividades presenciais na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). A medida atinge a comunidade acadêmica e o corpo administrativo. Apenas as atividades essenciais serão mantidas. 

Antes, as suspensões válidas, tanto no âmbito acadêmico quanto administrativo, tinham caráter temporário.

Agora, em caráter indeterminado, a nova medida leva em consideração a existência de transmissão comunitária da Covid-19 em todo território nacional, confirmada pelo Ministério da Saúde.

Na decisão, o reitor também regulamenta o trabalho remoto para as atividades não essenciais enquanto perdurar a situação de transmissão comunitária da Covid-19. No entanto, o servidor precisa seguir algumas condições, como, por exemplo, utilizar equipamento e acesso à internet adequados, por ele fornecidos, sem ônus para a Instituição, e não fornecer a terceiros qualquer acesso, seja por visualização, cópia ou fornecimento de senhas, aos sistemas e documentos institucionais da UFTM, bem como zelar pela segurança dos mesmos.

Além disso, as reuniões presenciais foram suspensas e passam a ser realizadas por videoconferência ou teleconferência. Em relação aos contratos terceirizados, com dedicação exclusiva de mão de obra, os gestores de fiscalização vão notificar as empresas contratadas quanto às medidas a serem adotadas durante o período, sempre em observância à garantia da manutenção dos empregos, bem como da prestação dos serviços. 

No Hospital de Clínicas, cujas atividades estão mantidas, os servidores devem observar as disposições oriundas da Superintendência, como as da Ebserh.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar