Última semana do verão terá chuva em Uberaba

O outono de 2020 começa oficialmente à 0h50 do dia 20 de março e se estende até o dia às 18h44 do dia 20 de junho.

De forma geral, segundo o ClimaTempo, a principal característica da estação é a grande redução da frequência e do volume de chuva na maior parte do país. No Sudeste e no Centro-Oeste e também em estados como Rondônia e Acre, outono significa chuva parando, ar secando e a chegada das primeiras massas de ar bastante frios.

De acordo com a climatologista Wanda Prata, a passagem para a nova estação será chuvosa. “Devido a este aquecimento, há possibilidade de chuvas à tarde por termodinâmica. De quinta em diante entrará uma frente que trará chuva leve e declínio das temperaturas”, explica.

Questionada sobre os alagamentos na cidade, a climatologista conta que as enchentes ocorrem quando há a formação da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul). Aí ocorrem entradas de água pelo Atlântico (bombeada pelo ciclone que âncora a Zona de Convergência) e a descida dos JBN (Jatos de Baixos Níveis), que formam a zona de Convergência. “A chuva de ontem (domingo) foi por termodinâmica. A temperatura estava em 35 graus. A chuva chegou e as temperaturas caíram para 22 graus foi uma chuva forte em 53′ e choveu 57 mm”, pontuou Wanda Prata. 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: