Unidade odontológica móvel é reformada e atenderá alunos na volta às aulas presenciais

Foto/Divulgação

Reforma da unidade odontológica móvel “Dentão” está em fase final e atendimentos aos alunos da rede municipal serão retomados após volta às aulas presenciais, informa a chefe do Departamento de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Uberaba, Márcia Nomelini.

O novo espaço tem dois consultórios e uma central de esterilização. Além de cirurgiões dentistas e auxiliares, alunos de graduação e pós-graduação em Odontologia integrarão a equipe da unidade móvel enquanto estagiários. A reestruturação do “Dentão” foi necessária para se adequar às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e de biossegurança, segundo Nomelini.

A principal proposta é tratar e prevenir cárie dentária, com prioridade para escolas com com maior índice de alunos com grau severo da doença, explica a chefe do Departamento de Saúde Bucal. Para isso, segundo ela, o projeto de reestruturação do veículo iniciou em 2017, acompanhado de levantamento epidemiológico bucal nas escolas da rede municipal, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“Foram feitos levantamentos anuais de saúde bucal e, a partir desse levantamento, o Departamento de Saúde Bucal identificou as escolas onde existe maior número de crianças com cárie dentária e o grau de severidade também dessa doença”, detalha Márcia Nomelini. A expectativa é que o ônibus permaneça em cada instituição de ensino durante um mês, com atendimentos nos períodos matutino e vespertino.

Apoiaram a reforma do ônibus e são parceiros do projeto a Universidade de Uberaba (Uniube), a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) e a Fundação de Ensino Técnico Intensivo (Feti) “Dr. Renê Barsam”. O “Dentão” também poderá ser usado em outras ações da Secretaria de Saúde.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar