Usuários denunciam falta de medidas sanitárias no Parque das Acácias

Foto/Israel Júnior 

Usuários denunciam falta de medidas preventivas à Covid-19 no Parque das Acácias (Piscinão). De acordo com relato de uma servidora pública federal que utiliza o espaço para caminhada, na manhã dessa terça-feira (23) não havia álcool gel sendo oferecido aos usuários e o aparelho de aferição da temperatura estava danificado.

“É um absurdo que um espaço público municipal não cumpra seu dever de oferecer condições sanitárias para a prevenção deste vírus, que é o álcool gel e ainda não é feita a aferição da temperatura das pessoas”, afirma a usuária, que chegou a chamar a atenção do funcionário sobre a situação.

Além disso, ela revela que, no local, várias pessoas estão caminhando sem máscaras, sem que haja fiscalização por parte da Prefeitura de Uberaba. “Enquanto uns cumprem com seu dever de proteger, outros ignoram e sequer utilizam a máscara”, afirma.

A servidora pública aposentada aproveita e faz uma sugestão para que a administração municipal determine que os usuários façam a caminhada em um só sentido da pista, para evitar que uns cruzem com os outros. “Desta forma, poderá haver mais segurança à saúde de todos que utilizam o espaço, pois haverá menos contato entre as pessoas”, diz.

Também nessa terça-feira, trabalhadores realizavam capina no local. Porém, outra usuária revela que ninguém utilizava máscara de proteção. “Ainda perguntei onde estava a máscara e o trabalhador respondeu que não tinha, enquanto outro afirmou que estava no bolso. Esse tipo de EPIs deve ser obrigatório para os servidores”, afirma.

A reportagem do Jornal da Manhã esteve no Parque das Acácias e confirmou que não havia álcool gel, porém o termômetro estava funcionando. Apenas duas pessoas faziam caminhada e utilizavam máscaras de proteção. Quanto aos trabalhadores, a reportagem contatou que os mesmos usavam máscaras de proteção naquele momento.

Por meio de nota enviada pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura, a Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel) diz que abriu investigação sobre a denúncia e já reforçou as orientações de distanciamento e prática adequada da atividade física junto à sua equipe. A autarquia enfatiza, ainda, que o uso de máscara no Parque, assim como em todos os locais públicos, é obrigatório. “Encaminhamos para o Parque das Acácias (Piscinão) novo suprimento de álcool em gel e pilhas para o termômetro. Estamos revendo o cronograma de envio desses insumos para que não haja falhas”, afirma o comunicado.

Em relação aos servidores que estão trabalhando nos serviços do Piscinão, a Funel alegou que são da empresa terceirizada Lara. “O Departamento de Saneamento Urbano, responsável pelas diretrizes das demandas, irá alertá-los para o ocorrido, cabendo punição conforme Decreto. Os mesmos têm orientação para as medidas protetivas contra o vírus Covid-19”, concluiu. 

 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar