Usuários voltam a denunciar ônibus lotados no primeiro dia útil após publicação do decreto

Imagens/Leitor

Lotação do transporte coletivo volta a ser denunciada em Uberaba. No primeiro dia após a volta do número normal de linhas, usuários denunciaram ao Jornal da Manhã que os ônibus continuam andando lotados, e a maioria dos usuários são idosos. Em vídeo enviado à reportagem, a denunciante também mostra que quase todos os lugares do ônibus estão ocupados, e ainda, muitos usuários permanecem em pé, e com pouquíssimo distanciamento entre as pessoas.

Acionada, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Uberaba explica que as viagens, que estavam acontecendo somente até às 21h, voltaram a acontecer até às 23h. Sobre o número de linhas, no entanto, continuam as mesmas, tanto no período diurno, quanto no noturno, aumentando somente o número de viagens.  

A assessoria ainda afirma que está acontecendo fiscalização e acompanhamento dessas linhas, sendo possível o acréscimo de automóveis, caso a quantidade que estiver em circulação não for suficiente para atender a população. 

O Decreto 481, publicado no jornal Porta-Voz (edição 1947) de 16 de abril de 2021, limita a lotação do transporte público coletivo à capacidade máxima de passageiros sentados e mais 12 em pé, por vagão.

Já a espera por uma diminuição da circulação de idosos no transporte público com a redução do tempo de utilização do passe gratuito, cai por terra, já que durante os períodos habilitados a usarem o passe, os idosos lotam o transporte de acordo com a denúncia. 

Em entrevista para a Rádio JM no programa Pingo do J, o presidente da CDL Ângelo Crema, afirmou que tem orientado os comerciantes a darem um intervalo de chegada dos funcionários de pelo menos 30 minutos, para evitar justamente a lotação no transporte coletivo. “A nossa orientação é para que divida o horário de equipe de meia em meia hora. Uma turma entrando por volta de 7h30, para que possa sair de casa 7h ou até antes. Outro horário às 8h, 8h30, 9h. Assim você reduz espaço de intervalo do horário de almoço, ou o funcionário fica até um pouco mais tarde, talvez. Então para evitar, por exemplo, que uma loja tenha 30 funcionários, chegar todos os funcionários naquele mesmo horário. Principalmente, essas lojas que tem esse número grande de funcionários, que estavam até fechados, estão sendo orientadas dessa forma, estão entendendo bem, tudo dentro do possível. Nós estamos sim colaborando da melhor forma possível” afirma.


 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar