Vacinação não deve alcançar idosos com 80 anos ainda nesta semana, diz adjunta de Saúde

 A chegada de novas 4.260 doses de imunizantes na segunda-feira (8) garantiu a continuidade do processo de vacinação em Uberaba. O município, de acordo com vacinômetro disponível no site da Prefeitura, já aplicou 21.106 doses de 27.632 recebidas, com prioridade para idosos, acamados ou não, e profissionais de saúde de assistência direta no combate ao coronavírus, como enfermeiros e médicos.

Nesta quarta-feira (10) a vacinação continua, dedicada a idosos com 82 anos ou mais. Em entrevista à Rádio JM, a secretária-adjunta de Saúde, Fabiana Prado, declarou que a vacinação só será expandida, ainda essa semana, para idosos de 80 anos caso sobrem doses, a fim de manter a eficiência do processo e a segurança das segundas doses. 

“Preciso que fique muito claro para não causar transtornos: A nossa quantidade de doses é pequena, então o nosso processo pode acabar no meio do dia, ou de tarde, ou amanhã, ou depois. Nós fizemos um cronograma para que as pessoas percebam nossa evolução. Se a gente finalizar a quantidade de doses disponíveis, teremos que decretar doses zero e esperar novas doses. Contudo, não há motivo para desespero. É necessário entender que a vacina não é nossa e nós queremos disponibilizar até a última dose”, declarou Fabiana. 

Questionada sobre uma possível previsão de esvaziamento do estoque, a secretária-adjunta calculou dois dias para aplicação total das doses desta nova remessa. De acordo com ela, o cálculo foi feito de maneira intuitiva, baseada em outras operações de vacinação. A informação é que a SMS já chegou a vacinar mais de mil pessoas em um dia e, seguindo essa lógica, o estoque novo duraria dois dias.  

Doses só serão aplicadas caso haja pelo menos dez pessoas na fila para evitar desperdício 

Leitores do Jornal da Manhã questionaram a administração municipal em relação aos protocolos de utilização dos frascos e das doses das vacinas contra a covid-19 aplicadas em Uberaba. De acordo com relatos, as doses não podem ser aplicadas caso haja menos de dez pessoas na fila dos drives. A informação foi confirmada pela secretária-adjunta de Saúde, Fabiana Prado, em entrevista à Rádio JM, na manhã desta terça-feira (9). 

De acordo com Fabiana Prado, a Secretaria de Saúde adotou o protocolo para evitar desperdícios e irregularidades no processo de vacinação. 

“O que acontece: a vacina depois de aberta tem uma durabilidade de 6 horas e geralmente um frasco tem doses suficientes para dez pessoas. Então, se a gente não tiver a quantidade de pessoas no horário limite [16 horas], não abrimos os frascos. Não podemos desperdiçar e não podemos aplicar as doses em qualquer um. No final do dia de trabalho a gente sempre tem essa dificuldade. Nós precisamos ter quantidade suficiente para abrir o último frasco. Se não tiver dez, a gente fica até mais tarde esperando; caso não cheguem mais pessoas, não abrimos”, esclarece a secretária-adjunta. 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar