Volta às aulas de forma presencial nas instituições de ensino segue sem previsão em Uberaba

O governador Romeu Zema (Novo) garantiu no mês passado que as aulas presenciais nas escolas de Minas Gerais serão retomadas ainda no segundo semestre deste ano. Apesar de o governador não ter precisado uma data, mas destacou que tudo dependia da evolução da pandemia do novo coronavírus no Estado. 

Questionamos a Secretaria de Estado de Educação sobre o assunto. Por meio de nota, o órgão informou ao Jornal da Manhã que uma avaliação de meios mais seguros está sendo realizada para retomada das atividades presenciais nas instituições de ensino, considerando critérios técnicos e científicos.

“A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) está elaborando um protocolo para o retorno às aulas presenciais, em consonância com as orientações da Secretaria de Estado de Saúde (SES). O material será finalizado após amplas discussões e estudos realizados pela Secretaria com entidades educativas e será apresentado em breve. 

Reiteramos que as demandas da área da educação são avaliadas criteriosamente e as aulas serão retomadas no momento mais seguro para alunos e profissionais envolvidos”

Em Uberaba a situação não é diferente. Mesmo com a taxa de ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva de Uberaba abaixo de 50%, o município sinaliza que as aulas presenciais possam voltar em setembro após um estudo, mas com apenas com 20% dos alunos em sala no primeiro momento. 

Continua depois da publicidade

Confira abaixo como está o processo educacional em algumas instituições particulares de Uberaba, sobretudo de ensino superior. Com aulas à distância desde março, elas aguardam o momento mais seguro no quesito saúde para retomarem as atividades presenciais. 

Segundo a assessoria de comunicação do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), os processos seletivos já estão ocorrendo, com matrículas de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), de Graduação e de cursos Técnicos neste momento.Todas as aulas são virtuais. 

Facthus informou que atividades acadêmicas do 2º semestre letivo de 2020 terão início em 10 de agosto de 2020. As aulas teóricas acontecerão ao vivo com acesso remoto, nos mesmos horários que aconteceriam presencialmente, utilizando-se de uma nova plataforma, o Google for Education. Os estágios supervisionados, seguindo o Decreto nº 5555/2020 estão liberados, para início na mesma data, com atendimento restrito à comunidade, respeitando um protocolo rígido de biossegurança. “Contudo, as aulas práticas em laboratórios didáticos, ainda dependerão de autorização por parte do Comitê Covid-19 da SMS, e as tratativas junto das demais IES, no planejamento de um retorno seguro, presencialmente, têm sido realizadas pela FACTHUS. Nossa expectativa é de que muito em breve novas decisões sejam tomadas, para podermos trabalhar, em um futuro próximo, o retorno com as aulas práticas e atividades práticas complementares nos campi I e III, nos horários das aulas. O processo de rematrícula/matrícula encontra-se em andamento, até o dia 14 de agosto, assim como o vestibular agendado online”.

A Fazu já iniciou o semestre na última segunda (3). “Todas aulas são AO VIVO, onde são gravadas simultaneamente e disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) aos alunos. Acreditamos que este formato permite uma interação direta entre professor e aluno. Enviamos ao Grupo Estratégico de Gestão de Risco e Comitê Técnico-Científico para ações relacionadas ao Coronavírus da Prefeitura de Uberaba um Protocolo Sanitário para Retorno das AULAS PRÁTICAS, onde estamos aguardando a deliberação. Iniciamos o semestre letivo positivamente, com 76% de rematrículas até o momento. Estamos confiantes para este segundo semestre de 2020”.

Escolas Particulares. Aulas estão sendo realizadas de forma remota. “Estamos implantando os protocolos de retorno, construindo manuais e adaptando a escola para uma possível volta ao presencial, ainda que em formato híbrido. E ainda não há previsão de retorno para as atividades escolares presenciais”, destaca Priscilla de Paula B. Souza, vice-diretora do Colégio Marista Diocesano. 


Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar