Zoonoses intervém e imóvel com mais de 40 toneladas de lixo

Departamento de Controle de Zoonoses realizou nova intervenção para limpeza de imóvel fechado em Uberaba. A ação aconteceu na rua Maringá, no Parque das Gameleiras, com a retirada do lixo acumulado para minimizar a propagação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

O serviço de limpeza do terreno teve início na quarta-feira (11), quando foram retiradas 24 toneladas de lixo. Na quinta-feira (12) o trabalho foi retomado logo pela manhã, sendo necessário o suporte de um caminhão e um trator devido à grande quantidade de lixo acumulada. “O proprietário foi notificado da situação do imóvel, mas, como não executou a limpeza no prazo estipulado, foi necessária a intervenção”, explica o diretor de Vigilância em Saúde, Robert Boaventura, que acompanhou todo o trabalho.

Embora tenha sido contabilizado o montante de 24 toneladas, a quantidade a ser recolhida deve ser maior, superando 40 toneladas de lixo. “Até o final da limpeza, mais quinze a vinte toneladas de lixo deverão ser retiradas do imóvel”, informa. De acordo com ele, o procedimento está respaldado no Decreto de Situação de Risco Iminente no Município de Uberaba, devido às arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti. Todo levantamento dos locais é feito após varredura realizada pelos agentes, com base ainda em denúncias e até mapeamento realizado com o uso de drones.

Moradora das imediações informa que o acúmulo de lixo no local é recorrente. Segundo ela, a situação gera mau cheiro e atrai animais peçonhentos. À noite, ela diz que ratazanas enormes percorrem o muro e entram nas casas vizinhas ao terreno. “É lamentável”, informa a mulher, que diz que a vizinhança já acionou até a Polícia Militar para tentar buscar uma solução.

Na quarta-feira, agentes de combate a zoonoses retiraram duzentos sacos de lixo da garagem de um prédio da avenida Doutor Hélio Luiz da Costa, no Guanabara.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar