Zoonoses recolheu mais de 50 toneladas de lixo em sete meses

O Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, realiza o Mutirão de Limpeza desde o início de dezembro do ano passado, como uma das ações de combate à proliferação do Aedes aegypti. Diversos bairros do Município já receberam as equipes da Zoonoses, sendo que na próxima semana, a ação será nos bairros Valim de Melo I e II.

O chefe da Seção de Controle de Endemias, Hiago José Rosa, conta que já foram visitados 53 bairros, sendo recolhidas mais de 50 toneladas de materiais que poderiam servir de criadouros para o mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Ações como as visitas domiciliares, visitas nos pontos estratégicos (imóveis grandes como borracharias, ferro-velho) e de bloqueio de transmissão nos casos notificados, bem como os motofogs continuam acontecendo.

Números 

Os bairros são escolhidos conforme o número de notificações. Até a última sexta-feira (10), Uberaba contava com 3.595 casos notificados de dengue, 342 casos confirmados, sem nenhuma confirmação de óbito. Cinco óbitos permanecem em investigação.

“Reforçamos o pedido para que as pessoas fiquem atentas, aproveitem o maior tempo em casa para atenção aos cuidados. Verifiquem possíveis criadouros em casa, como vasos de planta, bebedouros de animais, atrás da geladeira, entre outros, para evitar focos do mosquito”, destaca Hiago.

Cronograma. Os motofogs iniciam novo cronograma nesta segunda-feira (13), atuando das 5 às 7 horas e das 17 às 22 horas. De segunda à quinta-feira os motofogs percorrem o Jardim Copacabana, São Benedito, Residencial 2000, Vila Bela Vista, Vila Boa Vista, Vila Arquelau, Alfredo Freire e Abadia. Na sexta-feira, percorre os bairros Moradas Uberaba, Terra Nova, Ayat Club, Recanto das Torres, e Jockey I e II.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar