A matemática para o Atlético ser campeão.

O Atlético, mesmo sem entrar em campo, viu a chance matemática para título do Brasileirão cair em pontos percentuais. Agora, após a vitória do São Paulo em jogo atrasado da 1ª rodada, o Galo virou vice-líder e tem 21,2% de probabilidade de erguer a taça em fevereiro. O cálculo é feito pelo departamento de matemática da UFMG.

Antes de o São Paulo vencer o Goiás por 3 a 0 na quarta-feira, o Atlético tinha 24,4% de chances matemáticas. O Galo é o vice-líder, com 42 pontos em 23 jogos. O Tricolor tem 44 pontos em 22 apresentações. Ou seja, ainda fará um jogo a mais do que o concorrente mineiro, podendo até colocar cinco pontos de vantagem. O duelo atrasado do time de Fernando Diniz é contra o Botafogo, no Morumbi.

O Atlético irá encarar o Internacional no domingo, às 18h15, no Mineirão, pela 24ª rodada, enquanto o São Paulo recebe o Sport no Morumbi, às 16h. Neste estágio do torneio, a equipe paulista tem 49% de chances de ser campeã dos pontos corridos. Haverá o duelo entre ambos, que irá interferir diretamente nas probabilidades, em 16/12, em São Paulo.

Depois de São Paulo e Atlético, quem tem mais chances de ser campeão, nos cálculos da ciência exata para um tema inexato, é o Grêmio (8,9%). O time de Renato Gaúcho, entretanto, está na sétima colocação, atrás de Santos, Palmeiras, Internacional e Flamengo.

O Grêmio tem 22 jogos, assim como Palmeiras, Flamengo e São Paulo. A porcentagem leva em consideração os jogos das equipes, com pesos diferentes para duelos em casa e fora, além do momento de cada equipe.

O São Paulo vem de 15 jogos invicto no Brasileirão e não perde desde o duelo com o próprio Atlético, no primeiro turno, quando o time de Sampaoli venceu por 3 a 0 no Mineirão. O Grêmio está há oito jogos consecutivos do torneio sem ser derrotado.

  1. São Paulo: 49,4%
  2. Atlético-MG: 21,2%
  3. Grêmio: 8,9%
  4. Flamengo: 7,6%

O post A matemática para o Atlético ser campeão. apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: Minas AM/FM

Pesquisar