Atlético tem um “novo/velho” lateral direito

Depois de quase uma década no futebol europeu, o lateral-direito Mariano retorna ao futebol brasileiro para dois reencontros. Irá trabalhar novamente com o técnico Jorge Sampaoli, e justamente no Atlético, onde saiu demitido em 2008. Mas, se os 12 anos ajudaram a minimizar a indisciplina do passado, o tempo não mudou o estilo de jogo do lateral. Na Europa, ele aprendeu a defender, mas segue com o jogo ofensivo sendo o ponto forte.

“O meu forte é atacar, é o jogo ofensivo, mas pensado também na defesa, ajudando os zagueiros e volantes”

Mariano assina com o Atlético até dezembro de 2022, ficando uma semana sem treinos entre a despedida do Galatasaray (onde o contrato se encerrou) e a chegada ao Brasil. Ainda precisará de um tempo de condicionamento físico, além de ter o nome no BID. Muito provavelmente, não será convocado para o jogo contra o América-MG, nesta quarta-feira. Diante da possível saída de Guga – com proposta do Spartak Moscou -, Mariano chega para ser titular da posição, ainda que deixe a briga em aberto.

“Há laterais muito bons, não à toa estão aqui. Chego para brigar com eles, terei de fazer o meu melhor, treinar bastante. Não tem vaga certa aqui, não tem titular. Não só aqui, mas em todos os clubes. Creio que os laterais que aqui estão tem essa consciência, no futebol é assim. Não pode dar mole que pode chegar outro, ou você acha que está bem e fica acomodado. Vim para ajudar o Atlético a ser campeão”.

Velho conhecido de Jorge Sampaoli, com quem trabalhou durante uma temporada no Sevilla (em 2017), Mariano falou sobre o contato próximo que tem com o argentino, tendo trocado mensagens após o vice-campeonato brasileiro do treinador no Santos, em 2019. Sabedor do estilo de jogo do comandante, Mariano elogiou a filosofia e a maneira como Sampaoli conduz os trabalhos.

“Temos que nos adaptar ao estilo de jogo dele. Como já trabalhamos juntos, tenho facilidade de entender mais facilmente o trabalho dele. Vi os últimos jogos do Atlético, acompanhei oj jogo contra o América. Era o estilo que ele fazia no Sevilla. Tivemos que nos adaptar o mais rápido possível. Estilo de jogo mais pegado, agressivo, que necessita estar bem fisicamente””.

A volta de Mariano ao Atlético tem dois pontos principais de explicação. O primeiro é óbvio e está no fato de trabalhar novamente com Jorge Sampaoli. O técnico argentino, inclusive, sabia que o contrato do jogador na Turquia iria acabar e já fazia sondagens ao lateral. Outro motivo foi a vontade da família em regressar ao Brasil. Mas também há um terceiro elemento, que é apagar a saída do Galo em 2008.

“Eu falei: ‘A hora que o senhor me chamar e for possível, irei para trabalharmos juntos novamente’. Agora estou aqui e vamos trabalhar juntos novamente’.

“São 12 anos. Não vou falar que eu esqueci, porque aprendi muito com o que aconteceu em 2008. Depois do que aconteceu, provei não só para mim, mas para muitas pessoas… Claro, principalmente para mim, que eu poderia fazer muito melhor do que eu fiz de errado e passar por cima de tudo aquilo. São 12 anos. Se você olhar, depois desse fato, a minha carreira foi crescendo”.

 

O post Atlético tem um “novo/velho” lateral direito apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: Minas AM/FM

Pesquisar