Balanço apresentado pelo SAMU mostra que os acidentes de motos lideram o número de atendimentos em Divinópolis

Com informações da assessoria do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a equipe já atendeu desde o início das atividades; 62.913 ligações de toda Região Ampliada de Saúde (RAS) Oeste, composta por 54 municípios mineiros.

Desde que entrou em operação o Samu, junto a outros órgãos já existentes, também se tornou responsável por atender ocorrências urgentes e emergentes de diversas naturezas, incluindo as traumáticas, onde constam os acidentes de trânsito.

Diante de dados sistemáticos, o Samu em Divinópolis contabiliza desde o dia 7 junho até quinta-feira (14), 318 chamados referentes a acidentes na cidade e nas rodovias mais próximas: BR-494 e MG-050.

Deste número 271 vítimas foram atendidas e em 47 casos houve empenho de ambulâncias para o local, entretanto, não houve atendimento por desistência ou por algum outro fator. Ainda dentro dos números de atendimentos 31 acidentes ocorreram nas rodovias citadas, 11 dos atendimentos dizem respeito às transferências de pacientes, sendo que em 99% dos casos, elas foram feitas da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto para o Hospital São João de Deus (HSJD).

Ainda de maneira mais detalhada temos em nossa base de dados: 51 ocorrências envolvendo quedas de motos, 8 quedas de bicicletas, 29 acidentes moto x moto, 2 ocorrências envolvendo moto x bicicleta, 23 colisões não especificadas, 20 colisões envolvendo carro x carro, 4 acidentes envolvendo carro x bicicleta, 11 capotamentos, 3 envolvendo bicicleta x bicicleta, 44 atropelamentos, 4 anteparo x automóvel e liderando o ranking das ocorrências de acidentes, estão os que envolvem carro x moto, com o total de 119 ocorrências.

.

Tempo resposta

O Samu tem reduzido a cada dia seu tempo resposta, que hoje se encontra em 18 minutos e 39 segundos para toda região. Esse é o tempo médio contabilizado desde a ligação até a chegada da ambulância no local do fato. A previsão inicial era de que esse tempo girasse em torno de 40 minutos, levando em consideração toda região. Logo no início dos trabalhos o tempo médio ficou em torno de 25 minutos, o que já apontava dinamismo nos atendimentos regionais do Serviço.

.

O SAMU 192 deverá ser acionado nos casos de:

Dores no peito de aparecimento súbito;
• Situações de intoxicação e envenenamento;
• Queimaduras graves;
• Trabalhos de parto com risco de morte da mãe ou do feto;
• Problemas respiratórios graves;
• Crises convulsivas;
• Acidentes graves (trânsito, choque elétrico, atropelamento, afogamento);
• Tentativa de suicídio;
• Perda de consciência (desmaio);
• Sangramento/ hemorragia;
• Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte, seguindo os critérios da Regulação Médica.

 .

 

 

 

 

.

 

.

 

 

 

Postado originalmente por: Minas AM/FM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: