Barragens são fiscalizadas pela Defesa Civil e Bombeiros

Antes mesmo do fato ocorrido em Brumadinho, já estava na ordem de serviço a fiscalização de barragens da região. Os bombeiros e defesa civil intensificaram o trabalho após a última tragédia. A informação fornecida durante a reunião semanal da Acasp pelo coordenador da Defesa Civil, Pádua Fernandes e confirmada pelo representante dos bombeiros, Ten Brandão. 

As barragens existentes na região foram catalogadas, sendo duas da cemig, a do Gafanhoto e Cajuru, aindas as barragens de contenção de rejeitos de mineração B1B2 e B4, em Itapecerica. A fiscalização é de responsabilidade do setor energético, no caso da  Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e Itapecerica da Agência Nacional Mineração (ANM) . 

Na ocasião Major Ricardo, da Polícia Militar, natural da cidade de Itapecerica ainda informou que a barragem de lá é bem conservada antiga, ele tem parentes e amigos que trabalham na atual propriedade e eles garantiram não haver riscos.  

A preocupação também leva em consideração se acontecer o rompimento, qual o roteiro da água, no caso de Itapecerica seria o riacho do Tamanduá até o Rio Vermelho que posteriormente se une a outro formando o Itapecerica. Assim Divinópolis estaria na linha de frente das barragens de Itapecerica.

 

 

O post Barragens são fiscalizadas pela Defesa Civil e Bombeiros apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: Minas AM/FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar