Blog do Leo Lasmar – Mudar esquema de jogo durante a partida. Assim o Cruzeiro conseguiu a primeira vitória em 2021.

O Cruzeiro dominante, ofensivo e intenso que é buscado por Felipe Conceição, enfim, conseguiu sua primeira vitória. No triunfo por 2 a 0 sobre a URT, o time teve atuação com as características do treinador, que demonstrou leitura para corrigir erros e “desapego”, no bom sentido da palavra, em relação a individualidades.

O empate com o Uberlândia, na estreia, só aconteceu por falta de pontaria. O domínio territorial, com 28 finalizações, merecia os três pontos. Não chegaram, mas a atuação respaldou a sequência da escalação contra a Caldense, apenas com a volta natural de Ramon à zaga. Contra a Veterana, um primeiro tempo muito ruim, que deixou lições para a segunda etapa e que teve erros corrigidos nesse sábado.

Em Sete Lagoas, as linhas compactaram, com a zaga muito próxima de Adriano e um combate bem mais ajustado dos quatro meias, dando pouco espaço de projeção ao meio-campo da URT. E isso passou muito pelas três caras novas do time titular: Adriano, Airton e Claudinho, alguns dos destaques no jogo. Os dois primeiros, é verdade, entraram diante dos desfalques de Neris e Felipe Augusto, mas Claudinho foi a “aposta” do técnico. Ele abriu mão de Marcinho, que chegou para ser o homem da criação, mas que não conseguiu ser nos primeiros jogos, além de ter ido taticamente mal contra a Caldense.

Ofensivamente falando, o primeiro tempo do Cruzeiro não foi primoroso. Passou muito pela velocidade de Airton e pela força de Claudinho e Manoel na bola parada. Mas o time foi melhorando ao longo daquela etapa. E, assim como diante da Caldense, Felipe Conceição soube onde mexer no time. E não esperou o “papo” do intervalo. Fez logo duas mexidas, tirando Rafael Sobis e William Pottker para colocar Marcelo Moreno e Bruno José.

A dupla que saiu é importante para a temporada do Cruzeiro. Sobis é líder técnico e taticamente acima da média. Pottker, apesar das críticas (muitas vezes justas) da torcida, também tem bom nível para a Série B e para o elenco cruzeirense. Em contrapartida, entraram dois jogadores que ainda não tinham atuado. Moreno sequer foi relacionado para a estreia, por exemplo. E os dois tiveram papel fundamental para a melhora do time na segunda etapa, com criação de chances claras, posse e praticamente nenhum susto. Terminou o jogo com 18 chutes a gol.

Aos poucos, Felipe vai conhecendo o elenco que tem nas mãos, o que cada jogador pode oferecer. Fato é que o treinador tem demonstrado, neste início de trajetória, boa capacidade para mudar cenários de partidas e desapego a nome ou status de jogador. Fator, este, que em muitos momentos de 2020 prejudicou o andamento da equipe.

A vitória sobre a URT dá a Felipe Conceição não só o alívio em relação a uma possível pressão em início de trabalho, mas começa a reforçar o respaldo do elenco, que tem o elogiado bastante. A filosofia de jogo já deu o primeiro resultado na tabela, e a maneira como ele consegue mudar o time dentro da partida, sem dúvida, faz com que os jogadores confiem, aos poucos, em quem está na área técnica.

Por Guilherme Macedo- GE

O post Blog do Leo Lasmar – Mudar esquema de jogo durante a partida. Assim o Cruzeiro conseguiu a primeira vitória em 2021. apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: Minas AM/FM

Pesquisar