Campanha de conscientização da hanseníase no PSF no bairro Realengo

Está sendo comemorada a Semana Mundial de Enfrentamento à Hanseníase. Durante esta semana, o Programa Saúde da Família (PSF) São Paulo, no bairro Realengo, em Divinópolis, promoveu ações com informações sobre a doença.

Os usuários da unidade receberam informações, mesmo não sendo esse o objetivo da procura à unidade de saúde. Além das orientações, os pacientes levam para casa material impresso com mais detalhes sobre a doença.

O objetivo da Semusa é alertar a população dos sinais e sintomas da doença, além de incentivar a procura precoce pelos serviços de saúde, mobilizar os profissionais da área quanto à busca ativa de casos novos e realização de exames dos contatos entre os casos registrados e cura da doença.

Segundo a agente comunitária e coordenadora das ações, Elizabeth Pinto, apesar de ser doença antiga, a população não conhece seus sintomas da hanseníase.

“Sabemos que existem pelo mundo vários casos diagnosticados; e, quando é falado na sala de espera, esse conhecimento é repassado, e a pessoa acaba se identificando com aqueles sinais e sintomas que ela tem, ou alguma pessoa que ela conhece. No final, ela acaba perguntando: ‘Será essa manchinha aqui hanseníase?’”, afirmou.

O PSF São Paulo está localizado na Rua Cabo Heitor Raimundo dos Santos, nº 260, no bairro Realengo.

Campanha de conscientização da hanseníase no PSF no bairro Realengo
Campanha de conscientização da hanseníase no PSF no bairro Realengo

O post Campanha de conscientização da hanseníase no PSF no bairro Realengo apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: Minas AM/FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar