Chuva em Divinópolis só a partir do dia 15 de setembro e níveis de reservatórios de água começam a preocupar

O tempo continua seco e com temperaturas baixas pela manhã mas com calor intenso durante a tarde. Esta é a previsão para cidade de Divinópolis. A cidade assim como a região enfrenta o pico da estiagem. De acordo com as previsões climatológicas a chuva só deve chegar a partir do dia 15 de setembro.

A cidade aparece na marcação vermelha no Instituto Nacional de Meteorologia. A cor é usada para marcar os municípios que estão com mais de 45 dias sem chuva. Pela climatologia, o período mais seco iniciou na segunda quinzena de maio e se estende até a primeira quinzena de setembro. O levantamento foi realizado no último trimestre (maio, junho e julho) e mostra que uma massa de ar seco se intensificou sobre a Região e tem impedindo a formação de nuvens de chuva, colaborando para diminuir os índices de umidade relativa do ar.

A situação começa a preocupar. O monitoramento feito pela Agência Nacional de Águas mostra a situação precária dos reservatórios na região de Furnas. Ele abastece hoje cerca de 31 municípios e está abaixo dos 40% da sua capacidade. A redução tem ocorrido de forma gradativa nos últimos três meses (maio 41,43% – junho 41,24% – julho 37,01%).

Em Carmo do Cajuru os índices se repetem. Segundo dados da Cemig, o reservatório atual da barragem está com apenas 28,2% da sua capacidade. Essa já é considerada a menor vazão dos últimos anos. A situação já abre discussões em torno da possibilidade de racionamento. Em Bom Despacho o racionamento já está sendo aplicado desde o dia 26 de agosto.

Postado originalmente por: Minas AM/FM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: