Como lidar com uma crise de imagem na era digital?

Curso aborda práticas sobre oportunidades e armadilhas que o ambiente digital oferece para pessoas, instituições e empresas O recado é um só: todos devem se preparar para enfrentar!

“Nunca foi “se” a crise vai chegar. O foco é sempre estar preparado para “quando” ela chegar. Mas 2020 apenas começou e muitas histórias e reputações já estão sendo varridas por falta de preparo para lidar com imprevistos, problemas, com as crises”. Essa análise é a premissa básica do curso “Crise de Imagem na Era Digital”, que o jornalista e professor universitário Elias Costa irá ministrar nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, na sede da ACID, em Divinópolis.

Para o jornalista, que é especializado em Comunicação e Imagem, cada vez mais as organizações, empresas, instituições têm percebido a importância de ocupar espaços e ter os seus próprios canais de comunicação e relacionamento como ação estratégica. Segundo ele, ter bons canais individuais, bem como conteúdos autorais é essencial nesse novo cenário da comunicação. No entanto, a falta de preparo para lidar com imprevistos, situações que fogem ao controle, especialmente, no ambiente digital, têm feitos enormes estragos.

“Hoje em dia todos temos nossos próprios canais de comunicação, especialmente, em ambiente online, redes sociais e aplicativos de mensagens. Mas estamos preparamos para lidar com desconfortos, problemas, situações não esperadas que podem ser geradas nesses meios? São inúmeras as notícias de problemas causados nesse ambiente. Se você pensar que o conceito de crise é algo que se caracteriza por ser algo grave, é fundamental ter uma atenção, um preparo, um plano de ação para lidar no ambiente online, sob risco desse problema crescer, fugir do controle e causar um impacto muito grande no negócio, que pode gerar sérios danos e acabar com uma empresa. É exatamente para promover prevenção, estratégia e qualificação que iremos realizar esse curso”, comenta Elias, destacando que um segundo pesquisas, 80% das crises no mundo começam por causas internas ou falhas de dentro das próprias corporações.

Dentre os tópicos que serão trabalhados no curso, Elias destaca itens como “Comunicação em Tempos de Crise”, “ Crise em Tempo Real (Boatos e Fake News)”, “Gestão de Crise: como assumir o controle” e “Guia de Relacionamento com a mídia e sociedade”. “ A dinâmica das comunicações no ambiente digital é frenética e, realmente, histórias podem ser desconstruídas em pouco tempo se não existe uma boa gestão. E é importante deixar claro que Gestão de crises vai muito além de relação com a imprensa. Isso porque os boatos, as ‘fake news’, por exemplo, segundo pesquisas têm uma probabilidade 70% maior de se propagarem do que a informação verdadeira. E onde as pessoas mais consomem informações hoje em dia? Acontece que diante dos problemas, da crise, infelizmente, grande parte das pessoas acabam fazendo uma das piores coisas que pode acontecer: ficar em silêncio completo. É justamente para evitar essa inércia e apontar caminhos de gestão que iremos promover esse curso. Quais os elementos-chave? Quem cuida, efetivamente, da crise se colocando na linha de frente? Como assumir o controle e evitar o crescente desgaste? Esse curso é exatamente para ajudar a responder a estas e outras questões”, pontua.

Serviço

📍 Divinópolis / Sede da ACID

📍04/02 (terça-feira) ⏰ 19h00 as 22h

👇Inscrições http://bit.ly/criseimagem

O post Como lidar com uma crise de imagem na era digital? apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: Minas AM/FM

Pesquisar