Anuncie
Divinópolis e Região

Conheça um pouco da história dos homenageados com o Título Produto Rural destaque

Por: Rádio Minas 18/09/2017 14:40

Vereadores de Divinópolis realizaram na noite da quinta-feira (14) a entrega da comenda “Produtor Rural em Destaque” do ano de 2017. Cada Vereador indicou uma pessoa, empresa ou entidade que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do agronegócio em Divinópolis e região e todos os nomes foram homenageadas. Confiram um pouco sobre cada um:

Vereador Eduardo Print Jr – Daniel Gomes Branquinho

 

Natural da Comunidade de Posse, em Santo Antônio dos Campos, é filho de José Gregório Branquinho e Maria Alves Branquinho. Casado com Mírian, é pai de Otávio e Túlio.  Desde muito cedo, começou a trabalhar no campo, na propriedade da sua família, produzindo hortifrúti. Até hoje se mantém na atividade do campo e trabalha principalmente com goiaba e uva, para o fornecimento destas frutas para a industrialização de doces e polpas para sucos que são entregues na Cooprafad, para a merenda escolar. É associado da Cooprafad e Sindicato dos Produtores Rurais de Divinópolis sendo irmão do atual presidente da cooperativa, José Branquinho que já foi homenageado com este diploma de Produtor Destaque.

 

 Vereador Roger Viegas – Denilson Conceição de Paula

 

Filho de Hemógenes Ferreira de Paula e Israel Viana de Paula, é pai de Pedro Henrique Henrique de Paula. Natural de Divinópolis, iniciou atividades no meio rural com a compra de um terreno na região denominada Espadilha, no distrito de Santo Antônio dos Campos, onde começou sua experiência com criação de gado. Hoje possui quatro fazendas na região criando gado de corte e leiteiro. É Produtor Rural com orgulho e é este exemplo de dedicação e compromisso com o trabalho no campo, que leva o alimento para a mesa do trabalhador que repassa ao filho e a toda a comunidade.

 

 

Vereador Edson Sousa – Eduardo Alexandre Alves de Moraes

 

Natural de Divinópolis, o engenheiro agrônomo Eduardo Alexandre é atualmente o responsável técnico e proprietário da empresa Pro Agro Projetos agropecuários, credenciada pelo banco do Brasil atuando como correspondente bancário e projetista para elaboração de cadastro rural e projetos para implantação de limites e liberação de crédito para custeio e investimento na criação de animais, agricultura, florestas der eucalipto e outros. É portanto um grande incentivador do agronegócio. Pós graduado em administração rural até chegar ao seu atual posto passou várias empresas onde teve papel fundamental no desenvolvimento de ações que resultaram em crescimento econômico e também geraram aprendizado que acumulado o torna um grande empreendedor do setor.

 

Vereador Sargento Elton – Evando Horário Pinto

 

Natural de Divinópolis, na comunidade do Choro, o homenageado é mais conhecido como Lico. Filho de Carina Maria de Jesus e Oscar José Horácio, é casado com Rosimeire Aparecida Silva Pinto, com quem teve o filho Luiz Otávio Silva Pinto. Tem 9 irmãos e ainda hoje vive no Choro. Produtor de Hortifrúti , Criador de Gado de Corte , e ainda de piscicultura, Vende seus produtos em mercados e feiras da região É membro do conselho da comunidade do Choro. Pela qualidade do seu trabalho e sua dedicação é que hoje recebe homenagem da Câmara de Divinópolis.

 

Vereador Dr. Delano – Família Cunha

 

A família Cunha é uma das mais tradicionais famílias que comercializam seus produtos na feira livre do bairro Esplanada. Toda esta história se iniciou há 25 anos com o Senhor José Eustáquio e Senhora Irani, que cultivavam suas verduras, hortaliças e legumes na Comunidade de Lages onde moram e aos finais de semana comercializavam estes produtos cultivados com muito carinho e amor na Feira Livre do Bairro Esplanada. Hoje, devido ao sucesso e enorme movimento, seu filho Wellington e sua nora Michele começaram a ajudar na produção e comercialização dos produtos na feira, e também acrescentaram aos produtos comercializados a “linguiça caipira artesanal” que se tornou um dos produtos referência na feira. A linguiça artesanal é feita com carne suína que é criada na propriedade da família, e produzida de forma totalmente artesanal. Wellington e Michele ainda dividem o tempo da produção rural com o serviço na cidade. E por seu carinho com a população que hoje recebem homenagem.

 

 

Vereador Nêgo do Buriti – Francisco Leonardo Gonçalves

 

Natural da comunidade rural de Passagens, em Divinópolis, iniciou sua trajetória como produtor de alface aos 14 anos e nunca mais parou com a atividade agrícola. Hoje produz pimentão, repolho, abóbora, tomate, inhame e pepino. Produtos que são comercializados através da COOPRAFAD e c om o programa de alimentação escolar o PNAE. Além de produzir, Francisco também é responsável pelo transporte de sua produção e de todos os seus irmão que também são produtores rurais e comercializam com a COPRAFAD e o CEASA de Minas.

 

Vereador Kaboja – Jairo Pires Galvão (baiano)

 

Conhecido como “ Jairo baiano”, o homenageado é nascido em Planaltino município da região centro – sul da Bahia. Filho de João Farias Galvão e Maria Pires Farias, é casado com Maria Franca Neta. Começou a trabalhar cedo na lavoura, ajudando os pais. Na busca por novas oportunidades de trabalho e um futuro melhor, o destino lhe trouxe para Santo Antônio dos Campos (Ermida), marcando sua vida nesta cidade, que o acolheu tão bem. Hoje, agricultor na comunidade Rural dos Lopes, produz uma grande variedade de hortaliças e conhecido por diversos comerciantes do seu setor. Conhecido como um trabalhador honesto e de grande carisma. É associado da APRAFAD (Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Agricultura familiar de Divinópolis).

 

 

Vereador Josafá – Jesus Severino de Azevedo

 

Cresceu na fazenda de seus pais Dona Francisca e Jesus Constantino em um arraial perto de Divinópolis. Estudou até a quarta série na escolinha da sua própria fazenda e o professor Joaquim Lino. Casou-se aos 27 anos com Dona Norvina Maria de Azevedo com quem teve onze filhos e quinze netos. Trabalhou também na antiga siderúrgica Camargo, onde permaneceu por dez anos e logo depois nas Granjas Alvimar Gontijo, onde se aposentou. Hoje, aos 83 Anos vende as verduras que cultiva no sítio “Recanto de Minas” onde vive com os filhos e netos. A maior parte da renda vem da horta que cuida com muito carinho e amor.

 

 

Vereador Adair Otaviano – José Ribeiro Filho

 

Natural de Itapecerica, é filho de Felinda Teixeira e José Antônio. Mudando-se para Divinópolis, foram morar na comunidade do 49. Casado com Cléria Rosileide, é pai de Geraldo e Tiago. Ainda criança ajudava os pais nas atividades agrícolas e na adolescência para os produtores da região. Sempre ligado ao meio rural, produzia arroz, milho, feijão, gado e leite. Na década de 80 possuiu um olaria onde fabricava tijolos que inclusive foram usados para a construção da Escola Municipal Benjamin Constante da comunidade de Buritis. Contribuiu também com a construção da Agrovila na Comunidade de Buritis e sempre participa dos leilões e festas religiosas que acontecem nas comunidades. Hoje, aos 72 anos, ainda trabalha cuidando de sua propriedade rural, criando gado de corte, plantando eucalipto e outras culturas.

 

 

Vereador César Tarzan – Lázaro José Peixoto

 

Morador do bairro Interlagos, o homenageado é casado e pai de cinco filhos. Desde sua infância, trabalha no campo, dedicando sua vida ao trabalho rural. Criador de gado e cavalo, é um apaixonado por seu animal. Lázaro adora cavalgadas e hoje com 90 anos é o peão mais antigo da comitiva AMIGOS COWBOY. Na cavalgada de sua vida, foi gerente de fazenda, vendeu leito em sua carroça, foi um grande produtor rural, tem intimidade com a natureza, com a terra, com as árvores e com os pássaros. Mesmo com a idade que tem, Sr. Lázaro acorda cedo para trabalhar todos os dias em seu ranchinho e tratar de seus animais e por seu compromisso e dedicação que também recebe homenagem da Câmara de Divinópolis.

 

Vereador Cleitinho – Lélis Ferreira Gontijo

 

Natural de Divinópolis, o homenageado é casado com Roseli Maria Andrade há 20 anos. Pais de Júlio César Andrade Gontijo, há 40 anos exerce a atividade de produtor rual no município de Divinópolis, onde comercializa hortaliças, frutas, legumes e derivados. Desde então vem contribuindo ativamente para abastecer o mercado interno do município com os seus produtos que se destacam pela qualidade. Trabalhador dedicado, não mede esforços para que seus produtos estejam sempre entre os preferidos pela comunidade.

 

 

Vereador Ademir Martinho – José Ferreira Neto

 

Natural de Divinópolis, o homenageado é filho de José Martins Ferreira e Maria Nazaré Ferreira. Casado com Regina Miguel, é pai de Flávia e Júlia. Produtor Rural na comunidade de Córrego falso se destaca pela produção de Hortaliças variadas , verduras e legumes além de criador de Gado Nelore. Sempre trabalhou na produção rural na comunidade se destacando desde de cedo na retirada do leite . Hoje trabalha como comerciante nas feiras livres vendendo produtos de qualidade e com um atendimento presencial forte e acolhedor .Na região Oeste de Divinópolis faz o trabalho de porta em porta com seu carro de verdura r onde já se tornou bastante conhecido e queridos pelos moradores do bairro tiete e região .Os moradores já acostumaram com a barraca de verdura do Martinho na rua Rio do peixe esquina da Alameda Rio Perdido no bairro Tiete , todos os sábados de manhã.

 

Vereadora Janete Aparecida – Nilda Ribeiro Tavares

 

Moradora da comunidade do Inhame, é filha de José Vicente Ribeiro e Bárbara Cândida de Jesus em uma família de oito filhos. Casada com Hélio João Tavares Perdeu seu pai antes de completar seu segundo ano de vida. Aos sete anos, estavam os irmão já casados e cuidando de suas novas famílias e Nilda ajudava no dia-a-dia da vida na roça. É mãe dos gêmeos Fábio e Patrícia que também são agricultores. Nilda ara a terra e planta milho, feijão, arroz, inhame, verduras e hortaliças. É associada a APRAFAD, a Associação dos Pequenos Produtores da Agricultura Familiar de Divinópolis que fomenta o Programa de Aquisição de Alimentos. Comercializa seus alimentos também na feirinha da Praça dos santuário e em mercados da cidade.

 

Vereador Zé Luis da Farmácia – Reinaldo Fernandes

 

Natural da Fazenda da Grota, no Cacôco, em Divinópolis, o homenageado é filho de Jacy Paulo e Maria das Graças. Casado com Eunice Regina é pai de Natália e Henrique. Bastante conhecido pela sua dedicação aos moradores a vida toda é um homem do campo, tendo trocado a sala de aula pela vida na agricultura para ajudar no sustento da família. Desde adolescente ajudava o pai no ordenho do gado, recolhendo o leite e ajudando na venda e distribuição. O negócio cresceu e atualmente a produção diária chega a 180 litros de leite que são encaminhados para a Fábrica Divino Doce onde se transforma nas maravilhosas delícias que todos conhecem.

 

  

Vereador Renato Ferreira – Roberto Antônio Alpino Rodrigues

 

Natural de Santo Antônio dos Campos, o homenageado é filho de Antônio e Maria de Nazaré rodrigues. Casado com Elisângela é pai de Robert e Maria Clara. Sempre viveu na zona rural onde herdou o ofício der administração rural. Viveu com seus pais até se casar e depois mudou-se para Divinópolis onde passou a atuar como empresário do setor de confecção, gerando emprego e renda para diversas famílias. Sua paixão pelo campo o levou a adquirir a propriedade chamada Guarita na comunidade da Rua Grande onde exerce a atividade de criador de gado de corte. De formação religiosa, doou parte de sua propriedade para a construção da Cruz de Todos os Povos que pode se tornar o maior ponto turístico religioso da região.

 

 

Vereador Nonato – Rômulo Antônio Alves

 

Natural de Divinópolis, o homenageado é filho de Antônio Pedro Alves e Odaisa Elisa Alves. Casado há a 20 anos com Cleide Aparecida Alves, tem dois filhos: Renata e Marcus. Morador da Comunidade do Quilombo, trabalha com hortaliças a mais de 30 anos, ofício que aprendeu com seus pais. No centenário de Divinópolis participou de um projeto na Escola Emílio Ribas da Comunidade do Choro e na época forneceu mudas e esterco para a implantação da horta escolar. No seu sítio tem de tudo, diversas hortaliças, galinhas, porcos, gado e um belo jardim. É tudo muito simples mas tudo de ótima qualidade. Comercializa seus produtos em diversos lugares entre eles a feira livre. Na comunidade é membro do conselho comunitário, participa do terço dos homens e recebeu recentemente o convite para servir como ministro extraordinário da Sagrada Comunhão. Para continuar sua vida no sítio juntamente com sua família, ultimamente vem lutando contra a implantação do Aterro Sanitário na comunidade, movimento que ficou conhecido por# No Quilombo Não!

 

 

Vereador Marcos Vinícius – Valdinei Oliveira Santos

 

 

Natural de Andrelândia, o homenageado residente na Comunidade do Choro. Filho de Antônio Joaquim dos Santos e Maria da Conceição Oliveira. Casado com Maria Helena é pastor da Igreja Só o Senhor é Deus da mesma comunidade. Iniciou suas atividades na Zona Rural aos 15 anos, por incentivo do pai. Inseminador e tratorista, trabalhou nas fazendas de Francisco Gonzaga, Luiz Carlos Figueiredo, Oscar Gontijo, Cristiano Martins e Denise Alves Teixeira onde está atualmente. Por sua dedicação e compromisso é querido em todos os lugares que passou e principalmente na sua comunidade onde é um líder religioso.

Postado originalmente por: Minas AM/FM

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: